30 de outubro de 2013

SescTV apresenta programa sobre Pastoril, manifestação cultural que resiste no nordeste brasileiro

Episódio da série Coleções, a produção será exibida em 31 de outubro, às 21h30



O SescTV (disponível em todo o Brasil pelos sistemas Net, Sky e OiTV e pelo site www.sesctv.org.br/ao vivo) exibe em 31 de outubro (quinta-feira), às 21h30, episódio inédito da série Coleções, Pastoril, que aborda esta manifestação cultural que resiste no nordeste brasileiro. Com direção geral de Belisario Franca, a produção integra um grupo de programas com o tema Auto Populares.
Originário da Península Ibérica, especialmente dos autos portugueses antigos, o Pastoril pode ser acompanhado hoje em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. É um dos principais espetáculos populares nordestinos, ao lado do Bumba-meu-boi, o Mamulengo e o Fandango.

A professora Sephora Bezerra, de São Gonçalo do Amarante (RN), explica, no documentário, que o Pastoril veio com os catequistas, jesuítas, numa forma de catequizar a população. “Eram pequenos autos, pequenos dramas litúrgicos dentro das igrejas, mas no início do século 19 ganha uma característica bem brasileira, deixando de ser um pouco religioso e passando a ser bem popular”, comenta. 
No Ceará, o Pastoril ainda encanta a população da cidade de Maracanaú, com o grupo Pastoril Nossa Senhora de Fátima. No Rio Grande do Norte, a capital Natal tem como representante o Pastoril Dona Joaquina.

A série Coleções é um programa em linguagem documental para televisão, com foco nos principais elementos da cultura brasileira. Cada episódio é narrado pelos próprios protagonistas, grandes personagens responsáveis pela perpetuação dos regionalismos que compõem a complexa e diversificada identidade cultural.

SERVIÇO:

Coleções
Autos Populares: Pastoril
Exibição: 31 de outubro (quinta-feira), às 21h30
Reapresentações: 01/11, às 15h30; 02/11, às 06h30 e 15h30; 03/11, às 13h30; e 06/11, às 06h.
Direção Geral: Belisario Franca
Produtora: Giros Produções
Classificação Indicativa: Livre
Para sintonizar o SescTV:
Canal 3, da Sky; canal 137, da NET; canal 29, da Oi TV; ou consulte sua operadora.
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no Twitter: http://twitter.com/sesctv
E no Facebook: https://facebook.com/sesctv
maxpressnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário