27 de novembro de 2013

Estrutura do Estádio em obras do Corinthians desaba e deixa dois operários mortos em São Paulo; Veja

Os operários Fábio Luiz Pereira, de 42 anos, e Ronaldo Oliveira dos Santos, de 44 anos, morreram no acidente ocorrido na manhã desta quarta-feir nas obras da Arena Corinthians, em Itaquera, entre 12h30 e 12h40.

Na hora da colocação do último módulo da construção no setor Sul, o guindaste tombou e uma grua caiu em cima do painel de LED.

"Sobre a ocorrência com pessoa na Arena Itaquera: no local, 2 vítimas fatais localizadas pelo Corpo de Bombeiros", confirmou a corporação por meio do twitter oficial.

Quatro viaturas dos Bombeiros, mais o helicóptero Águia da Polícia Militar, além de viaturas do Samu e o policiamento local foram deslocados para o local do acidente. A região já está sendo preservada pelo Corpo de Bombeiros, que faz uma varredura para ver se encontra mais vítimas.


Todos os funcionários da obra foram dispensados da obra. Havia cerca de 820 operários na construção em Itaquera. Na obra, de forma geral, há 1.700 funcionários.
Engenheiros da Odebrecht também estão no local fazendo levantamento para ver se há mais operários feridos pela grua que caiu e se a estrutura desta parte do estádio afetada foi abalada.


Os funcionários foram retirados pela própria empresa da obra e peritos já avaliam parte da construção corintiana, que pode ser interditada. Em seu site oficial, o Corinthians decretou sete dias de luto. Andrés Sanchez, responsável pela obra por parte do Corinthians, disse, em entrevista no local, que todos os operários devem ficar em cada por dois ou três dias para que se decida o que fazer depois.

NOTA DO CORINTHIANS E ODEBRECHT

A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista lamentam informar que no início da tarde de hoje um acidente na obra da Arena Corinthians provocou o falecimento de dois trabalhadores – Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta.



Pouco antes das 13 horas, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. Equipes do corpo de bombeiros estão no local. No momento, todos os esforços estão concentrados para oferecer assistência total às famílias das vítimas. A Fifa também se manifestou tão logo soube do corrido na manhã desta quarta-feira. O presidente Joseph Blatter manifestou-se por meio de nota oficial, lamentando a morte dos operários brasileiros. Da mesma forma, o Comitê Organizador Local (COL) também se manifestou e mostrou total preocupação nesse momento com os familiares das vítimas. 

COMUNICADO OFICIAL DA FIFA

FIFA e COL tomaram conhecimento da morte de trabalhadores no local da Arena Corinthians, em São Paulo, com grande tristeza. Queremos enviar nossas sinceras condolências à família dos trabalhadores que morreram tragicamente hoje.
A segurança dos trabalhadores é a prioridade para a FIFA, o COL e o Governo Federal.

Sabemos que a segurança de todos os trabalhadores sempre foi fundamental para todas as empresas de construção contratadas para a construção dos 12 estádios da Copa do Mundo da FIFA.

O Departamento de Trabalho e as autoridades locais irão investigar a fundo as razões por trás de um acidente tão trágico. Por favor, entendam que não estamos em posição de fazer mais comentários nesta fase, como estamos aguardando mais informações das autoridades.


GUINDASTE

O guindaste sob a estrutura era considerado o maior do País, suportando até 1.500 toneladas. A grua, que possuia 420 toneladas, atingiu dois andares de arquibancada. As obras no estádio haviam alcançado 93,48% de conclusão e estavam programadas para serem concluídas em dezembro deste ano.

Em entrevista coletiva realizada em Itaquera, Andrés Sanchez demonstrou abatimento com a tragédia. “Não temos capacidade no momento de dizer o motivo do acidente. Minha preocpação não é com prazos ou cronogramas, é com a família das vítimas", disse o representante do clube alvinegro nas obras, que também aproveitou para confirmar que os funcionários mortos foram as únicas vítimas do acidente. 

@folhadosertao
com estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário