31 de março de 2014

Governo vai reforçar alimentação de crianças em creches com vitaminas

Reprodução/Internet

O Ministério da Saúde vai distribuir sachês com 15 vitaminas e minerais em pó na alimentação de crianças de seis meses a três anos e 11 meses matriculadas em creches participantes do PSE (Programa Saúde na Escola) a partir de agosto. O programa, batizado de NutriSUS, tem como objetivo potencializar o desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências destes nutrientes na infância.

Segundo a pasta, a anemia é um importante problema de saúde no Brasil e estima-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos apresentam a doença, em especial na faixa etária abaixo de dois anos.

A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que o pó será adicionado a comida uma vez por dia.

— Ele não altera o sabor da comida, fazendo com que as crianças não o rejeitem. Esse é o primeiro programa que oferta um sachê com vitaminas e minerais como medida de saúde pública. Essa estratégia faz parte de um conjunto de ações integradas, que envolvem também ações de educação alimentar e nutricional para promoção do aleitamento materno e alimentação saudável nos primeiros anos de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios que quiserem participar têm até o dia 25 de abril para aderir ao programa. Os gestores da saúde e educação devem selecionar as creches que implantarão o NUTRISUS no segundo semestre de 2014.

Por: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário