27 de março de 2014

Monte das Gameleiras vacina crianças e adolescentes contra HPV

blog da serra
Adolescentes e pré-adolescentes em toda a rede escolar no município de Monte das Gameleiras começaram a receber a vacina anti HPV. A campanha, que é de âmbito nacional, pretende reverter o quadro de crescimento de casos de câncer de colo de útero no país. 

Segundo a enfermeira Anália Torres, a meta é de atingir 70 meninas em todo o município: “Aqui na Escola Estadual Felismino José da Costa chegamos a 50 doses aplicadas. Estamos aguardando as outras 20 doses da Secretaria Estadual de Saúde para atingir a meta exigida pelo SUS. A recomendação do nosso prefeito Rodolfo é de que façamos um acompanhamento regular dessas meninas e estamos atentos a isso.” Explicou.

O câncer do colo do útero tem estimativa de 15.590 novos casos em 2014 no Brasil. Em 80% deles, há associação com o HPV e pelo menos 5.160 mulheres vão morrer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Se diagnosticado e tratado precocemente, há praticamente 100% de chance de cura.

A estratégia adotada pelo SUS é constituída de três etapas sendo a primeira na escola, a segunda 6 meses após a primeira nas Unidades de Saúde e a última após 5 anos também nas Unidades de Saúde.

A equipe dos profissionais de saúde que estão realizando as imunizações é composta pela enfermeira Anália Torres, a técnica de enfermagem Elizabete Figueiredo e da agente de saúde, Maria Irene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário