30 de maio de 2014

Dormir com muita luz pode aumentar risco de obesidade em mulheres, diz estudo

Relação entre dormir com muita luz e ser obeso se apoia em pesquisas anteriores sobre o impacto da luz no metabolismo. Foto: Divulgação

Dormir em um quarto com muita luz pode aumentar o risco de obesidade em mulheres, um “fator de risco” para o câncer de mama, de acordo com um estudo publicado nesta sexta-feira pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres.

Os cientistas analisaram os hábitos de um amplo grupo de mulheres de 40 anos ou mais para tentar identificar as causas do câncer de mama. Assim, detectaram que 113 mil mulheres que dormiam com alta exposição à luz tiveram aumento de seu índice de massa corporal e de seu tamanho de cintura, mas não puderam determinar a causa dessa relação. “A associação que vimos entre a exposição à luz durante a noite e a obesidade é muito intrigante.

Não podemos dizer ainda qual é a razão dessa relação, mas os resultados deixam aberta uma futura investigação muito interessante”, afirmou o pesquisador Anthony Swedlow. Segundo o estudo, o metabolismo é afetado por “ritmos cíclicos do corpo” vinculados aos hábitos de dormir, caminhar e se expor à luz.

Por sua vez, a doutora Emily McFadden, coautora do estudo, apontou que a relação entre dormir com muita luz e ser obeso se apoia em pesquisas anteriores sobre o impacto da luz no metabolismo, mas insistiu que “são necessários” novos estudos.

O trabalho foi financiado pela organização britânica de luta contra o câncer de mama Breakthrough Breast Câncer e publicado hoje na revista American Journal of Epidemology. Um dos pesquisadores da associação afirmou que “é cedo demais para sugerir que dormir na escuridão ajuda a prevenir a obesidade, um fator de risco para o câncer de mama, mas a relação é realmente interessante”.

Por: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário