30 de setembro de 2014

Projeto incentiva oferta de emprego a beneficiários do Bolsa Família

Foto/Reprodução
Está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)o projeto de lei que visa a incentivar a contratação de beneficiários do Bolsa Família por empresas. De autoria do senador licenciado Alvaro Dias (PSDB-PR), a matéria tem parecer favorável, com uma emenda, do relator, senador Ciro Nogueira (PP-PI).

De acordo com a Agência Senado, o Projeto de Lei do Senado permite que a pessoa jurídica que contratar beneficiário do Bolsa Família possa deduzir valor equivalente ao benefício do programa da contribuição patronal devida à Seguridade Social. A proposição também prevê que, necessariamente, o empregado tenha o benefício suspenso durante todo o período em que durar seu vínculo com a empresa.

O autor também cria, no projeto, o Cadastro Nacional de Inclusão Produtiva do Trabalhador – Pró-Trabalho, que centralizaria as informações dos trabalhadores nessa situação. A ideia é controlar o que o autor chamou de “porta de saída” dos programas sociais. Para Alvaro Dias, a justificativa do projeto é o fato de haver um risco de que os programas sociais estejam fomentando dependência e acomodação indesejáveis nos beneficiários.

Ciro Nogueira avalia que o projeto poderá viabilizar ofertas de emprego, dando oportunidade de aprimoramento de mão de obra e colocação no mercado de trabalho, mas apresentou uma emenda para que a dedução seja de 50% do valor do Bolsa Família e limitado a um período de dois anos, desde que a nova renda familiar não seja inferior ao benefício pago pelo governo.

Se for aprovado pela CAE, o projeto segue direto para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

Por: Portal NCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário