28 de março de 2016

Polêmica no BBB 16: participante musa é acusada de racismo


Foto/Reprodução

Uma declaração feita por Munik, participante do “Big Brother Brasil” 16, na noite deste domingo, 27, gerou polêmica nas redes sociais. Pouco depois da segunda etapa da prova do líder, a participante disse a Geralda que estava “parecendo a ‘nêga’ do ‘BBB'” porque fazia todo o trabalho doméstico da casa. A conversa foi transmitida ao vivo pelo Multishow, que exibe em tempos real os 20 minutos que sucedem à transmissão do reality na Globo.

O discurso de Munik causou barulho na internet, com muitos internautas a acusando de racista. No Twitter, a #Munikracista foi parar nos trending topics do Brasil, chegando a mais de 14 mil menções até o momento.

“Adoro chamar pai de nego, uma forma carinhosa. Agora dizer que trabalhos domésticos são para nega fazer é racismo sim”, escreveu a usuária @ClaMaxTUDO.

Aguns fãs, porém, defenderam a participante:

“Ela é tão racista que o melhor amigo dela é negro, eu teria vergonha se fosse vocês”, disse o perfil @MunikLaham_

Procurado pela coluna, Marcelo Dias, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ, disse que até o momento não recebeu nenhuma queixa oficial a respeito do comportamento de Munik, mas vai acompanhar de perto o caso:

– Com certeza, ela expressou profundo preconceito e desrespeito à comunidade negra. Este é o racismo brasileiro, algo encrustado no inconsciente – observa. – A postura do Judiciário hoje é sempre a de buscar a conciliação antes de processar alguém. Nossa comissão enviará um ofício a ela, depois que o programa acabar, dando a chance de se retratar.

Patrícia Kogut – O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário