25 de setembro de 2016

RELEMBRE DEZ DISCOS QUE MARCARAM O FORRÓ NOS ANOS 90

forró dicumforca

Sem dúvida alguma a década de 90 foi a mais produtiva no forró eletrônico. Tempo em que os fãs contavam os minutos para comprar o novo CD da banda preferida. Naquela época, os discos vinham recheados de belas canções e melodias que não deixavam ninguém parado. Hoje, infelizmente a realidade é outra. Por conta disso, o Forró Dicumforça mata a saudade da massa forrozeira e traz abaixo dez CDs que jamais poderiam ficar de fora de uma coleção de forró.

1- Mastruz com Leite ao vivo I ouça aqui

Foi o primeiro álbum gravado ao vivo pela banda Mastruz com Leite no Parque de Vaquejada Mastruz com Leite em Pentecoste, município à 84km de Fortaleza entre os dias 5, 6 e 7 de Setembro de 1997 e lançado em novembro do mesmo ano. Neste álbum, a banda relembra grandes sucessos. Este CD fez o maior sucesso em todo o Brasil durante dois anos, e vendeu mais de 1 milhão e 600 mil cópias. Estima-se que, por conta desse lançamento, o grupo realizou cerca de 500 shows entre novembro de 1997 e dezembro de 1999, para públicos que giravam em torno de 20, 30 e até 60 mil pagantes. Graças ao grande sucesso deste trabalho, o Mastruz com Leite viajou o país inteiro, chegando a realizar três shows por noite, principalmente em São Paulo e nas cidades do interior do Nordeste, no período junino. Com o CD Ao Vivo I, a banda recebeu discos de ouro, platina, platina duplo, platina triplo e diamante.

2- Magníficos (Meu Tesão é Você) ouça aqui

Foi o 2º CD lançado (1996) pela banda de Monteiro (PB) e o responsável por estourar o grupo em todo o Nordeste e em vários estados do Brasil. Chegou a vender mais de 200 mil cópias, despertando o interesse da gravadora Sony Music que não mediu esforços para contratar a banda. O público começava a se encantar com a voz romântica de Walkyria Santos. Apesar do carro-chefe do disco ser a canção “Meu Tesão é Você”, quem arrebatou corações mesmo foi a música “Verdadeiro Amor”. Hoje é considerada o hino da banda. O disco é facilmente encontrado na internet tanto no youtube como em arquivos para baixar.

3 – Noda de Caju (Ao vivo I) ouça aqui

Quem não conhecia a Noda de Caju passou a conhecer com este CD. Gravado ao vivo em 1999 nas cidades de Fortaleza, Petrolina e Arcoverde, trouxe os primeiros sucessos da banda em uma roupagem ao vivo. A formação da banda tinha Jaim, Claudinho, Roberta e Iara. As músicas de quase todo o disco estouraram, lotando a agenda da banda pernambucana. A banda de forró Noda de Caju nasceu há mais de 20 anos na cidade de Arcoverde, no sertão do estado de Pernambuco. O 1°cd foi “Amor à Primeira Vista” lançado em 1996 com o grande sucesso.

4 – Brucelose Vol 4 ouça aqui

O Cd é um clássico a partir da capa. Quem não conhece o CD da Brucelose vermelho com a cabeça de um boi? Todos que viveram o forró dos anos 90 sabem do que estamos falando. Foi lançado em 1998 e vendeu 320.000 cópias. São 21 faixas do puro forró romântico e de qualidade. Deste álbum sairam clássicos como Sei que vou te amar, Paixão envolvente, Te amo demais, Te amo, te quero, te adoro e Paixão e desejo. A banda foi formada na cidade de Gravatá, Pernambuco. Brucelose, na verdade, é uma doença típica do gado da região e este nome se deve à tese de mestrado de Gilson Neto, dono do grupo e que é veterinário.

5 – Limão com Mel Vol 1 ouça aqui

A banda pernambucana começou a fazer sucesso logo no primeiro CD, em 1996. O Vol 1 da LCM trouxe sucessos como Anjo Querubim, Um Sonho de Amor e Desejos e Loucuras. É um clássico dentro da vasta discografia do grupo de Salgueiro. O disco vendeu 100 mil cópias. Sua primeira formação tinha como vocalistas apenas Edson Lima e Ângela Espíndola. Batista Lima e Simara Pires entraram no grupo em 1995, mas não participaram dos primeiros dois discos; somente no terceiro álbum, em 1996, do estrondoso sucesso “De Janeiro a Janeiro”, é que a dupla pôs voz em algumas faixas.

6- Cavalo de Pau ao vivo I ouça aqui

O Cd foi um campeão de vendas em 1998. Foram 450 mil copias comercializadas. O público saiu do chão com as versões ao vivo de Timidez, Estrelinha do céu, Passos na areia , Juras de amor, Bichinho de Estimação, Brincar de Amar, dentre várias canções. Francilene comandava a banda na época. O grupo é um dos pioneiras do gênero junto com as bandas Mastruz com Leite , Mel Com Terra e Rabo de Saia. A música “Timidez” do álbum Cão Chupando Manga de 1994, foi o primeiro sucesso e ainda é lembrada com muito carinho por seus fãs.

7 – Circuito Musical ao vivo I ouça aqui

O CD é uma obra prima da banda Circuito Musical. Foi gravado ao vivo no ano de 1999 e impulsionou o grupo de Natal, na época comandado por Tetê Pessoa e Darrijane. Trouxe sucessos em uma nova roupagem como Meu universo é Você, Sou Assim, Vá Embora, A Preferida, dentre outras lindas canções. O Circuito Musical foi uma das banda baile mais respeitadas do Rio Grande do Norte, escola de grandes músicos e cantores de renome no meio artístico. Após mais de 20 anos de estrada, o Circuito inova e adota o forró como estilo, e lança em 1997 seu primeiro cd, com o título Momento de Delírio.

8 – Baby Som ao vivo I ouça aqui

O disco consolidou a carreira da BabySom. A voz marcante de Cleene Alves conquistava o Nordeste. O CD foi o 5º lançado pelo grupo cearense e trouxe sucessos como Meu Grande Amor, Deixe Todo Esse Amor para Depois, Vaqueiro Ferruado e Deliciar. A batida do ao vivo agradou e o disco estourou na década de 90. O nome Baby Som vêm desde a criação do grupo que, ao iniciar as apresentações apareciam apenas três garotos tocando sanfona, zabumba e triângulo.

9- Capim com Mel ao vivo I ouça aqui

Um dos últimos CDs considerados excelente lançados no final da década de 90 e início dos anos 2000. A batida inconfundível da Capim com Mel emocionou com canções como Eclipse Total e Telefona-me.






10 – Calcinha Preta vol 4 Ouça aqui

Com a frase marcante de que a moçada é só o file, a Calcinha Preta lançava em 1998 o CD vol 4. Foi considerado um disco curto, mas que marcou época. Na lista de sucessos, músicas como Desilusão, Saudade, Jura que me Ama e É Seu Amor que eu Quero. Oriunda da cidade de Aracaju, capital de Sergipe, a banda teve sucesso absoluto no Brasil alcançando sempre as primeiras posições nas paradas de sucesso no seu auge. Foi criada em 08 de dezembro de 1995. Grande parte dos sucessos do grupo são na verdade versões de clássicos de rock e pop internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário