Blog Da Serra
A trágica morte da jovem Daniela Silva e de seu filho Rubson de 4 anos (foto) na tarde deste domingo (14), traz à tona uma questão recorrente, polêmica e revoltante: a imprudência e irresponsabilidade no trânsito.
A falta de capacete pode ter sido uma das causas da morte da jovem e de seu filho. O capacete, que é um item de segurança obrigatório para os motociclistas e ajuda a evitar consequências mais graves em acidentes de trânsito, dificilmente é usado em cidades do interior.
Outro agravante muito identificado em Serra de São Bento e região é o fato de crianças e adolescentes não possuírem habilitação para conduzir a moto, e que ainda fazem sem a utilização do capacete, tudo isso no centro da cidade e com total conivência das autoridades da cidade.
O trânsito de motocicletas nas ruas de Serra de São Bento, onde a moto é o principal meio de transporte, carece de muita fiscalização e também de consciência de todos os motociclistas.
É comum flagrarmos condutores cometendo diversos tipos de infração, e entre os principais estão a falta do uso do capacete e o transporte de mais de um passageiro na garupa, em alguns casos chegando a ter cinco passageiros em apenas uma moto.
Outro fator determinante, é o uso da bebida alcoólica. Pesquisa mostram que, além dos danos à saúde, consumo de álcool está relacionado a boa parte dos atendimentos de urgência. Só entre envolvidos em acidente, 38% tinham bebido ou apresentavam sintomas de embriaguez
O laudo do ITEP deve indicar as reais causas do acidente, que ainda não foram identificadas, e dirá ainda se a jovem Daniela Silva tinha ingerido bebida alcóolica, entretanto, a ausência do condutor da caminhonete F4000 atrapalhará a investigação, haja vista que o teste do bafômetro seria de suma importância.
Quantas vidas serão ceifadas pela irresponsabilidade e omissão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário