Um mês passou, a mulher esperou e a menstruação não veio. A primeira suspeita é que o quadro indica uma gravidez (desejada ou não), mas os médicos especializados alertam: alterações no ciclo menstrual podem revelar situações do universo feminino que vão além da gestação.
Se o exame para confirmar se a mulher está grávida der negativo, um leque de possibilidades é aberto para explicar a falta do sangramento no mês.
O descompasso orgânico que resulta em uma ausência temporária de menstruação (chamada de amenorreia) pode ter a origem em uma situação de estresse – pessoal ou profissional – mudanças significativas nos ponteiros da balança (para mais ou para menos) ou ainda funcionamento irregular dos hormônios.
O médico Luiz Flávio acrescenta que a falta de menstruação pode ser acarretada por fatores externos. Exercícios físicos feitos de forma exagerada podem resultar em amenorreia.
Mudança de fase
Mas nem só problemas físicos e emocionais explicam as alterações no ciclo menstrual da mulher. O relógio biológico que tanto interfere na fertilidade também tem efeitos na menstruação.
Na adolescência, é mais comum ter inconstâncias no calendário menstrual, assim como alterações no fluxo (às vezes mais, às vezes menos). Na fase adulta, a escolha do anticoncepcional errado também pode interferir na menstruação, provocando os chamados escapes fora de hora. Outro cuidado é que as pílulas podem interferir até mesmo na libido, como mostrou pesquisa feita pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Em enquete nacional, a entidade identificou que 16% das usuárias acreditavam que o uso do medicamento atrapalhava o prazer.
No NovaCruzOficial do Delas IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário