Menu

7 de dezembro de 2012

Em iniciativa inédita, Criança Esperança promove grande festa para anunciar os projetos apoiados em 2013

Publicado por blogtvtudo


Representantes de projetos sociais espalhados por todo o Brasil marcaram presença na noite desta terça, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para a grande festa que anunciou os projetos que serão beneficiados pelo Criança Esperança em 2013. O evento contou com a presença do embaixador do projeto Renato Aragão e de vários artistas da Rede Globo como Leandra Leal, Taís Araújo, Cássia Kiss, Fernanda Pontes, Max Fercondini, Amanda Richter, Ulysses Cruz, Wolf Maya e Kadu Moliterno. Julia Lemmertz e Alexandre Borges foram os mestres de cerimônias da noite e informaram o destino dos mais de 17 milhões de reais que foram arrecadados até agora com a mobilização neste ano de todo o país pela defesa dos direitos das crianças e jovens brasileiros. No próximo ano, o Criança Esperança alcançará 86 projetos sociais distribuídos por 65 cidades de todas as regiões do país, beneficiando diretamente 32 mil pessoas. Vale destacar que as doações podem ser feitas o ano inteiro nas mais de 20 mil casas lotéricas espalhadas pelo país, e pelo site do Criança Esperança.
“Celebramos aqui o fato de que o Criança Esperança expandiu sua cobertura e passou a apoiar projetos em todas as regiões brasileiras”, comemorou Alexandre Borges. A campanha apoia projetos de cidades como Porto Alegre no Sul, passando por Anápolis no Centro Oeste, Mossoró no Nordeste, até Macapá no Norte do país. Desde pequenas cidades do interior, com cerca de três mil habitantes a grandes metrópoles com mais de seis milhões de pessoas. Essa ampla seleção reflete as múltiplas realidades regionais de um país continental, em toda a sua diversidade cultural e social. São projetos que trabalham em diferentes frentes pela transformação social.

Durante o evento, personalidades foram convidadas para representar os oito grandes temas em que os projetos foram divididos de forma inédita neste ano e aproveitaram para suas deixar mensagens. José Junior, fundador do AfroReggae, foi o primeiro a subir ao palco para representar a categoria preparação para o mundo de trabalho. “Quando damos oportunidade a uma pessoa, conseguimos transformar vidas”, disse Júnior. O fortalecimento e apoio à educação formal teve como representante Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação e vencedora do prêmio Jovens Lideranças em 2012 na categoria Educação. “O ponto comum aos projetos é o apoio e estimulo à leitura. O Brasil ainda tem taxas enormes de analfabetismo. A gente sabe como as crianças querem aprender e essas ações buscam a melhoria da qualidade da educação”, destacou.
A inclusão de pessoas com deficiência ficou a cargo de Flávia Cintra, repórter do ‘Fantástico’ e ativista social. A atriz Taís Araújo homenageou a diversidade racial e de gênero. “A gente não pode falar de igualdade sem falar de igualdade de oportunidades, que só acontece através da educação”, disse. Lucien Muñoz, representante da UNESCO no Brasil, apresentou os projetos na área de fortalecimento da rede de proteção social e garantia de direito. “Uma festa como essa dá visibilidade aos projetos e celebra este momento. Às vezes, as pessoas não têm ideia de quais instituições elas apoiam ao fazer a doação. Este é o momento para conhecê-los”.

O medalhista olímpico Flávio Canto marcou presença na categoria esporte e desenvolvimento e contou sobre o seu envolvimento com projetos sociais. Para representar o tema educação para o desenvolvimento sustentável foi convidado o economista e ambientalista Sergio Besserman. Leandra Leal falou sobre Arte e Cultura. “Para mudarmos o mundo, precisamos sonhar e a arte incentiva essa liberdade”, disse.
A festa contou ainda com uma homenagem surpresa ao diretor-geral da Rede Globo, Octávio Florisbal, que subiu ao palco e falou sobre a grandiosidade do programa. “Temos vários projetos de responsabilidade social, mas, sem dúvida, o Criança Esperança é o mais importante. Temos mostrado como os projetos são selecionados com transparência e seriedade”, disse o diretor que dedicou a homenagem a todos os profissionais da Rede Globo. Renato Aragão, embaixador do programa, foi aplaudido de pé pela plateia. Em 1985, o eterno Didi pediu à direção da Globo a criação de um programa para arrecadar fundos para ajudar às pessoas afetadas pela grave seca no Nordeste. No ano seguinte, nascia o Criança Esperança, a maior campanha de solidariedade brasileira. “Já são 27 edições alegrando e beneficiando todo o país. Mas ainda temos muito a fazer”, destacou.
O ritmo contagiante do grupo Afromix, fusão inédita dos grupos Afrolata e Afroreggae, foi responsável pela a abertura do evento. Para fechar a noite, a Companhia Balé de Rua apresentou um espetáculo vibrante e encantou a plateia com uma dança cheia de personalidade. A companhia, formada por bailarinos autodidatas que saíram da periferia de Uberlândia, no interior de Minas Gerais, ganhou o mundo e já se apresentou em mais de 50 cidades brasileiras e 11 países pelo mundo, sendo assistidos por mais de 350 mil pessoas.
Confira a lista completa dos 86 projetos sociais que serão beneficiados pelo Criança Esperança em 2013 no site www.criancaesperanca.com.br
Sobre o Criança Esperança:

O projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude no país, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Com 27 anos de história, o Criança Esperança já mudou a vida de mais de 4 milhões crianças e adolescentes brasileiros a partir de uma grande mobilização social que conta com doações do público e de empresas parceiras. Todos os recursos arrecadados são diretamente depositados em conta administrada pela UNESCO, que destina única e exclusivamente para projetos sociais no Brasil.



Foto: Flavio Canto, Sergio Besserman, Leandra Leal, Priscila Cruz, Flávia Cintra, Taís Araújo, Renato Aragão, Julia Lemmertz e Alexandre Borges prestigiaram o evento queanunciou os projetos apoiados pelo Criança Esperança em 2013.


Crédito TV Globo / Estevam Avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário