Um morador de Itu , cidade no interior de SP que vive sob um rígido esquema de racionamento de água desde fevereiro, está fazendo sucesso na internet com sua invenção.
Nivaldo Diniz, de 27 anos, criou um chuveiro adaptado que contorna um dos transtornos de quem sofre com a falta d'água: o banho de caneca. O vídeo onde ele mostra a invenção – um galão de água com uma torneira acoplada – foi publicado em sua página na rede social e, em seis dias, visto por mais de 1,9 milhão de pessoas.
Nivaldo conta que teve a ideia quando chegou um dia do trabalho e soube pelo pai que não teria água para tomar banho. "Quando ele me falou isso, respondi na hora: 'Não vou tomar banho de canequinha, não'", lembra.
Incomodado com a situação, ele começou a procurar utensílios que pudessem ajudar a improvisar um chuveiro que dispensasse o uso da caneca e fosse econômico. Foi quando ele lembrou de outra invenção que tinha feito. "Eu tinha feito uma improvisação para minha sogra poder lavar louça na casa dela, aí pensei em usar o mesmo princípio."
O jovem revirou um cômodo da casa e encontrou as peças de que precisava: um chuveiro velho e uma torneira de bebedouro que estava desativado. Um galão de água mineral de 20 litros completou a adaptação. “Quis usar o galão porque a água fica protegida, diferente de um balde, que deixaria a água exposta”, explica.
Em menos de meia hora a invenção estava pronta. Banho tomado, o próximo passo foi gravar o vídeo e colocar na internet. “Todo dia quando voltava do trabalho eu via nas casas placas de pedidos de socorro por causa da falta d'água. Então achei que podia compartilhar minha invenção para diminuir o sofrimento das pessoas e ajudar alguém.”
Além das milhares de visualizações, o vídeo já foi compartilhado mais de 50 mil vezes. Centenas de internautas parabenizam Nivaldo e alguns dizem que já estão usando a invenção.
Diante do sucesso virtual, o jovem fez um novo vídeo com um passo-a-passo em que ensina a construir o chuveiro adaptado. (Veja abaixo) "Minha intenção é ajudar mais pessoas que precisem. Hoje estamos sofrendo com a falta de água, e se nada for feito pode ficar ainda pior", diz.
Segundo Nivaldo, um galão de 20 litros rende de três a quatro banhos. "Mas tem quer usar com consciência, fechando a torneira na hora de se ensaboar. E se a mulher tiver cabelo comprido a coisa complica", brinca o operador de máquina, tatuador, DJ e, agora, inventor.
com g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário