Menu

9 de maio de 2016

Miguel Rosenberg, dublador de Zé Colmeia, morre aos 90 anos




O dublador Miguel Rosenberg morreu na última sexta-feira (6), aos 90 anos, no Rio de Janeiro. Voz de personagens de desenhos animados como Zé Colmeia e Mr. Burns (de “Os Simpsons”).

Segundo pessoas próximas ao dublador, o enterro está previsto para ser neste sábado (6), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

Nascido no Rio, Rosenberg começou a carreira em radionovelas da extinta Rádio Tupi, em 1942. Como ator, fez novelas como “Selva de pedra” e “A gata comeu”. No cinema, atuou em “Assalto ao trem pagador” (1960) e “Rio 40 graus” (1954).

Sua especialidade era dublar. Deu voz a Cornélio Fudge (Robert Hardy) em “Harry Potter” e participou em animações como “Shrek”, “Vida de Inseto”, “Toy Story”, “Mulan” e “Pocahontas”.

Era muito admirado entre os dubladores. Vários colegas de profissão postaram mensagens de luto nas redes sociais.

“Um dos grandes dubladores cala sua voz. Vá em paz Sr. Miguel Rosenberg! Obrigado por tantos trabalhos belos!”, postou Christiano Torreão, que fez a voz a Leonardo DiCaprio em vários longas.

Guilherme Briggs, a voz do Superman e de Denzel Washington, entre outros, também homenageou o dublador, a quem chamou de “pioneiro”.

“Perdemos hoje um amigo e colega, pioneiro na dublagem, o querido Miguel Rosenberg (90 anos, nascido em 1926), a voz clássica do Zé Colméia e do Sr. Burns, de ‘Os Simpsons’. Fica aqui meu carinho e agradecimento pelo profissional dedicado e sério, assim como pela pessoa tranquila e meiga que ele sempre foi. Fique com Deus, Miguel”, escreveu.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário