Foto/Wlademir Alexandre
A cachoeira de Ouricuri, que recebe o nome da região onde se situa, fica dentro de uma floresta - resquício da exuberante Mata Atlântica - no município de Pilões. Belas cascatas completam a obra esculpida pela natureza nesta região.
A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras de beleza inconteste. A força das águas produz outro atrativo interessante: as fendas nas rochas do leito do rio, por onde podemos mergulhar em um local e sairmos em outro.
Toda essa beleza está ao alcance de todos. A cachoeira fica a pouco mais de 5 km do centro de Pilões (na PB 077) dos quais 4 km são de estradas asfaltadas. Do trecho sem asfalto metade pode ser percorrido de carro, e a outra metade é formado por uma trilha de baixo grau de dificuldade, que margeia o curso do rio Araçagi. Nessa parte do percurso podemos contemplar o leito do rio revestido por rochedos com formas as mais diversas. Antes de chegarmos à cachoeira principal, somos obrigados a atravessar o rio num local onde o mesmo se espreme por uma abertura estreita, esculpidas pela correnteza ao longo dos anos. Para os menos corajosos há a opção de fazer a travessia numa parte do rio onde ele é mais largo e raso.
A caminhada vale a pena! A Cachoeira de Ouricuri surge por entre a vegetação, com suas águas deslizando por uma série de declives talhados na rocha, indo precipitar-se - num salto derradeiro - em uma bela piscina natural. A água, embora turva, é de uma pureza comprovada: não há nenhuma aglomeração humana a montante do Araçagi.
Situada a 119 quilômetros de João Pessoa e 190 de Natal, o município faz divisa com Areia e Alagoinha. A dica é, portanto aproveitar um fim de semana e conhecer também outras cidades do Brejo Paraibano, ficando hospedado em Areia ou Bananeiras que oferecem mais estrutura, ou para os mais aventureiros acampar na Cachoeira de Ouricuri.
Do Jornal Guarabira / Fotos: Wlademir Alexandre
Portal nco
Nenhum comentário:
Postar um comentário