12 de abril de 2013

RIO GRANDE DO NORTE VIROU DESTAQUE DA NOVA TEMPORADA DO GLOBO MAR NESTA QUINTA FEIRA VEJA

A viagem começou em Caiçara do Norte, onde o vento não para nunca. E nosso personagem principal é um pescador, o Tião, que vai embarcar em um barquinho e vai navegar quase cem milhas até o próximo destino.

como é uma tradição no Rio Grande do Norte. Nos três últimos meses do ano, quando quase não dá peixe no norte do estado, os pescadores deixam suas casas e, levados pelo vento, seguem pra Baía Formosa, quase na divisa com a Paraíba. Lá, nessa época, acontece a temporada de pesca da albacora, um peixe primo do atum. Tião e seus companheiros partem para lá.

O embarque só acontece no início da madrugada, porque quem dita a hora é o vento. O catamarã voyager será nossa casa pelos próximos dias.

A partida foi na terça-feira à meia-noite. E já na quarta, de manhã cedinho, a equipe voltou a encontrar como Tião. O vento, forte e constante, faz lembrar que aqui é ele que manda. Tião segue ao sabor do vento e das ondas. A equipe do Globo Mar, também. E com o vento a favor, chegamos a São Miguel do Gostoso.

Seguimos pelo litoral do Rio Grande do Norte, navegando à procura do Tião. Há 36 horas, ele e outros pescadores realizam uma travessia corajosa: do norte a sul do estado, num barco a vela.

Nos últimos meses do ano, por causa da mudança de vento, a água que chega na costa sul do Rio Grande do Norte é mais fria. E se é mais fria, é também mais rica em nutrientes, prato cheio para as albacoras.

A baía está repleta de barcos. Boa parte deles, de forasteiros. Tião fez só duas paradas de cerca de quatro horas cada: a travessia levou 62 horas. A praia está animada. Cheia de banhistas e de pescadores voltando do trabalho. Tião e seus companheiros de travessia põem os pés em terra firme. E é quando vem o merecido descanso.

Confiras As Imagem Dos Bastidores Da Gravação Clicando aqui
Você Que Perdeu  O Programa de Ontem Você Pode  Assistir Clicando aqui
Fonte:Site Globo Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário