24 de julho de 2013

Serra de São Bento não terá Festival de Inverno em 2013

BLOG DA SERRA


Em 2012, vivemos um ano eleitoral no qual se enfrentaram no peito, na chapa majoritária dois candidatos: Erasmo Neto apoiado por Chico de Erasmo e Emanoel Faustino apoiado por um grande grupo de empresários e os maiores nomes da política local. O empresário Emanoel Faustino saiu vitorioso, sendo eleito o novo prefeito de Serra de São Bento. Porém, o VITORIOSO das urnas, o CAMPEÃO das propostas, está se saindo um verdadeiro DERROTADO quando o assunto é a execução das promessas.

O que seria a 7ª edição do evento que alavancou o turismo na cidade, o Festival de Inverno, não acontecerá em 2013, pois alguns comerciantes já foram informados em primeira mão. Essa informação está chegando aos ouvidos do povo, principalmente aos dos comerciantes como uma bomba, o entendimento das pessoas é o de que a não realização do Festival de Inverno é um fator negativo que afugenta os turistas e abala o comercio local, invés de trazer lucro as pessoas vão ficar no prejuízo, pois é de conhecimento de todos que os comerciantes se preparam com mais mercadoria, uma vez que essa época do ano as vendas em todos os segmentos do comércio deveriam estar bombando.

Lembrando ainda que o ex-prefeito Chico de Erasmo foi bastante criticado, pelo atual prefeito Emanoel Faustino, por ter acatado as recomendações do Ministério Público de não realizar o Festival de Inverno do ano passado sob pena de os repasses de todos os recursos federais serem suspensos. O hoje prefeito Emanoel Faustino ainda prometeu ampliar os dias de realização do Festival de 3 (três) para 10 (dez). Além disso, não condicionou a realização do evento a fatores climáticos nem tampouco a questões financeiras. Fica aqui alguns questionamentos: o empresário Emanoel Faustino se preparou para ser apenas candidato e se esqueceu de se preparar para ser prefeito? E o mundo? Esse ano não vai subir a Serra? Como afirmou a atual primeira dama, por ocasião da abertura do 1º Festival de Inverno que disse: “Chico de Erasmo trouxe o mundo para Serra de São Bento”. Os comerciantes vão ficar no prejuízo?



ENQUANTO NÃO TEMOS ESSAS RESPOSTAS, RELEMBRE AQUI A HISTÓRIA DO FESTIVAL DE INVERNO.


O festival de Inverno de Serra de São Bento (FISSB), idealizado e executado com grande sucesso, diga-se de passagem, pelo então prefeito Chico de Erasmo tinha como principal objetivo gerar divisas, isto é, emprego e renda para o nosso município, além de entreter e divulgar as nossas belezas naturais no sentido de atrair o turismo para um município desacreditado, no qual até o clima frio e agradável, muitas vezes era citado como algo negativo, por algumas pessoas as quais argumentavam que aqui só havia pedra, e, qualquer atividade econômica ligada a agricultura e pecuária, principais atividades econômicas das pequenas cidades do interior nordestino, seriam inviáveis.

Acreditando no potencial turístico de Serra de São Bento, Chico de Erasmo foi a luta: formou uma equipe, correu atrás de recursos, fez contato e conseguiu convencer algumas instituições a exemplo do SERAE- RN, UFRN e algumas empresas como a CLARO e AMIL de que seria possível e lucrativo para a população, realizar um evento que ao mesmo tempo, geraria emprego, renda, entretenimento, divulgação do município e seria um marco no desenvolvimento econômico e social, atraindo, dessa forma também o TURISMO.

Nos dias que antecederam a primeira edição do Festival de Inverno, a gestão conviveu com uma certa descrença e desconfiança por parte da população, que muito sofrida, só via e ouvia o nome de nossa tão querida cidade sendo citada, apenas quando se tratava de notícias negativas. Entretanto, durante os três dias de realização do evento o que se via na cidade era um sorriso estampado no rosto dos serrabentenses que extasiados custaram a acreditar no que estava acontecendo: a cidade invadida por turistas ávidos por comprar, por consumir, querendo saber quem éramos nós e que cidade exuberante e fria era aquela tão próxima da capital, mas tão desconhecida; a imprensa parecia ter feito A DESCOBERTA do ano, na semana seguinte a 1ª edição do Festival estávamos em diversos programas das redes de televisão do Rio Grande do Norte e viramos matéria de diversos jornais (ver matéria no site,http://tribunadonorte.com.br/noticia/try-on-nas-alturas-de-sao-bento/17487).

Com isso já se passaram 6 (seis) edições do Festival e com o transcorrer do tempo várias mudanças podem ser observadas, seja na autoestima do povo, na arquitetura da cidade, na valorização de terrenos e imóveis, na construção de diversas pousadas, na dinâmica do comércio que se fortaleceu, aumentando dessa forma o número de empregos no município. Passamos a ser a SERRA DE SÃO BENTO, desejo e destino de vários turistas do Rio Grande do Norte e do Brasil, o clima passou a ser visto como algo positivo e a Serra motivo de cobiça de todos que querem um lugar aconchegante, acolhedor e de clima agradável

Nenhum comentário:

Postar um comentário