15 de fevereiro de 2014

Aprenda a evitar o cheiro de suor nas axilas durante o verão




Com o predomínio da massa de calor que toma conta de todo o Brasil, é natural que muita gente passe a suar mais do que o esperado para resfriar o corpo e fazê-lo funcionar numa temperatura adequada. No entanto, apesar de normal, esse aumento de transpiração costuma provocar bastante desconforto para homens e mulheres.

Uma das principais razões para isso é o implacável mau cheiro provocado por bactérias presentes na pele que contaminam, geralmente, a região das axilas e dos pés, desenvolvendo um odor forte e desagradável, que recebe o nome de bromidrose.

Para contornar o problema, hábitos simples como lavar os locais afetados e dar preferência a produtos específicos são fundamentais. “O tratamento para evitar o incômodo costuma ser feito com sabonetes antissépticos, cremes com antibióticos ou antifúngicos e desodorantes especiais que dificultam o crescimento dos micro-organismos responsáveis por desenvolver o mau cheiro”, informa Daniela Schmidt Pimentel, dermatologista do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

Além disso, vale a pena secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés, trocar as roupas e meias diariamente e manter uma alimentação balanceada. Isso porque alguns alimentos que contêm enxofre, como o alho e a cebola, podem ser eliminados pelas glândulas sudoríparas, liberando odores nada agradáveis ao olfato.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário