O Mapa de Vulnerabilidade foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte
43 municípios com risco muito alto para uma epidemia de dengue este ano (Foto: Divulgação/Sesap)
Por: Luclecio Lima
Por NovaCruzOficial
De acordo com o Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência de epidemia de dengue no Rio Grande do Norte em 2014, divulgado pela Secretaria de Saúde do estado, as cidades de Nova Cruz e Santo Antônio, região agreste, risco muito alto para uma epidemia de dengue este ano. Outros 41 municípios estão na mesma situação.
O mapa é elaborado seguindo os critérios de: incidência de dengue nos últimos 10 anos; índice de infestação predial (porcentagem de imóveis que possuem focos positivos de dengue); índice de pendências (porcentagem de imóveis onde não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e densidade demográfica.
Em 2013, os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram: Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323).
A taxa de óbito alcançou 50 casos suspeitos, sendo 26 óbitos por dengue confirmados no ano de 2013; um aumento de 30% em relação ao ano de 2012. De acordo com a equipe do Programa Estadual de Controle da Dengue, este número poderia ser menor se o protocolo de atendimento para os casos de dengue, preconizado pelo Ministério da Saúde, fosse seguido corretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário