Um dos maiores nomes da história do esporte mundial, Ayrton Senna completaria 54 anos nesta sexta-feira (21) se não fosse o fatídico acidente de 1º de maio de 1994. Tricampeão mundial de Fórmula 1, herói nacional, o ex-piloto conta até hoje com fãs espelhados pelos quatro cantos do planeta. Relembre a seguir os momentos da carreira do brasileiro.
Ayrton Senna teve sua carreira abruptamente interrompida na Curva Tamburello, no GP de Ímola, em 1º de maio de 1994. O piloto recém-contratado pela Williams tentava tirar o melhor de um carro que nasceu errado no perigoso circuito italiano. Não deu outra. O brasileiro perdeu a direção na sétima volta e se chocou violentamente contra o muro. O trágico acidente marcou mesmo os que não gostavam de Fórmula 1 e parou o Brasil.
O fim de semana já não havia começado nada bem para a Fórmula 1. Rubens Barrichello escapou em uma curva e se chocou violentamente contra o muro. Como se não bastasse, o austríaco Roland Ratzenberger morreu ainda nos treinos livres.
O mundo do automobilismo questionava a segurança da Fórmula 1. Ayrton Senna não escondia sua aflição e naquele fim de semana foi visto inúmeras vezes conversando com o médico-chefe da categoria Sid Watkins.
O piloto chegou com grande expectativa na Williams, mas não conseguiu mostrar o seu talento. Na segunda corrida, no GP do Pacífico, foi atropelado por Jean Alesi.
Ayrton Senna buscava sua terceira vitória em Interlagos, mas acelerou demais e errou na Curva da Junção quando perseguia o líder Michael Schumacher logo na abertura da temporada de 1994.
Em casa, o Rei das Poles (deteve o recorde com 65 largadas na primeira posição) havia cravado o melhor tempo. Continuou na ponta até ser superado por Michael Schumacher depois de uma parada nos boxes.
Ayrton Senna já havia tentado se transferir para a vitoriosa Williams em 1993, mas uma cláusula no contrato do francês Alain Prost impedia o brasileiro na equipe.
O brasileiro foi campeão mundial em 1988, 1990 e 1991. Teve sua carreira tragicamente interrompida em 1º de maio de 1994, no GP de Ímola, na Itália.
Ayrton Senna conquistou em 1993 sua segunda vitória no GP do Brasil. A vitória foi considerada até surpreendente para o piloto que largou na terceira colocação. As Williams de Alain Prost e Damon Hill dominaram os treinos classificatórias e eram as favoritas para prova.
O brasileiro usou de sua extrema habilidade na chuva para conquistar a vitória diante da torcida em Interlagos.
O GP do Brasil de 1991 está marcado na história do automobilismo. Foi a primeira vitória de Ayrton Senna em Interlagos. A vitória ficará marcada para sempre na memória dos amantes da velocidade pelo final dramático. Ayrton Senna terminou a corrida com apenas duas marchas em sua McLaren.
Esgotado fisicamente, o piloto mal conseguia erguer o troféu e levou o público às lágrimas no autódromo de Interlagos.
Dois dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, Ayrton Senna brigava com Alain Prost pelo título da temporada de 1989. Mas os companheiros de McLaren não tiraram o pé e bateram na 46ª volta do GP do Japão. O brasileiro ainda voltou par a pista, mas sua vitória foi anulada e o campeonato ficou com o francês.
O tricampeão influenciou uma geração inteira de pilotos. Entre eles, claro, seu sobrinho Bruno Senna.
O piloto levou a torcida ao delírio quando cruzou o GP do Brasil, então disputado no Rio de Janeiro, na segunda colocação em 1986. Nelson Piquet terminou na primeira colocação.
Em seu primeiro ano pelo time preto e dourado, conquistou sua primeira vitória. A conquista aconteceu logo na segunda etapa do Mundial, no GP de Portugal.
O brasileiro provou que era um piloto diferenciado em sua sexta corrida na Fórmula 1. Aquele que viria a ser tricampeão mundial da principal categoria do automobilismo conquistou um incrível segundo lugar no GP de Mônaco.
Ayrton Senna estreou na Fórmula 1 em 1984 pela Toleman. Logo em sua segunda corrida, conquistou o sexto lugar. O brasileiro ainda repetiu a posição duas semanas depois.
As vitórias passaram a se tornar corriqueiras na Fórmula 3 Inglesa. Não demorou muito e o piloto se mudou para a Europa. Em 1981, já estava na Fórmula Ford Inglesa.
A carreira começou cedo. Em 1977, levou o Campeonato Sul-Americano de Kart, em San José, no Uruguai.
@folhadosertao
com r7
Nenhum comentário:
Postar um comentário