O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue (Foto/Reprodução)
Mais da metade dos municípios do Rio Grande do Norte não notifica casos de dengue, e está na condição de “silenciosos”. No entanto, não há certeza por parte da Secretária de Estado da Saúde Pública de que realmente não estejam acontecendo casos da doença nestas 90 cidades, ou se elas apenas não estão enviando os dados. O controle de casos é feito pela Sesap via sistema virtual, o Sistema de Agravos de Notificação (Sinam), o qual o Ministério da Saúde também tem acesso e compartilha os dados com o Estado.
De janeiro à meados de março, os 77 municípios, do total de 167 cidades do RN, que enviaram notificações, informaram 2.303 casos suspeitos da doença. O mesmo período no ano de 2013 registrava 4.262 casos, com registro de 166 municípios. Quanto aos casos de óbitos, foram registrados no ano passado 50 mortes com causa suspeita da dengue, destes 31 confirmados. este ano, até ontem, cinco óbitos estão sob suspeita.
Do total de municípios com notificações registradas, 59 são considerados com baixa incidência, 4 estão na média, e 14 com alta – com registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Segundo Sílvia Dinara Alves, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, as localidades sem notificação são difíceis de esconder os casos. “Dengue é uma explosão, se tivesse casos graves nas cidades nós teríamos conhecimento”, disse ela.
Por: TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário