27 de maio de 2014

Mesmo no prazo de validade, maquiagens podem estragar

Maquiador recomenda atenção ao cheiro e aspecto dos produtos para identificar se é hora de descartá-los

Foto/Reprodução

Produtos de maquiagem têm prazos de validade variados. Um rímel tem duração máxima de seis meses, enquanto um blush em pó pode ser usado por até dois anos. No entanto, a durabilidade depende muito do local onde o produto é armazenado e a forma como é usado e, muitas vezes, não é tão longa quanto à indicada na embalagem.

Usar cosméticos vencidos pode provocar uma série de complicações, incluindo irritações, reações alérgicas e conjuntivite. A atenção deve ser maior com produtos usados na boca e nos olhos, que são regiões mais sensíveis.

Segundo definição da Anvisa, o prazo de validade é o “tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização.”

“A maquiagem deve ser armazenada num lugar arejado, que não seja nem muito quente e nem muito frio. Se você tem uma bancada embaixo da janela, não deixe sua maquiagem ali, tomando sol”, explica o maquiador Anderson Bueno.

O banheiro não é o local mais indicado para guardar cosméticos. Além do sol, a umidade é também um dos grandes vilões destes produtos, em especial perfumes, que perdem suas propriedades mais rapidamente quando expostos a estas condições. Outro problema é a oscilação constante de temperatura por conta do chuveiro, fator que compromete a durabilidade. O mais indicado é armazenar a maquiagem no armário ou no quarto.

Para conservá-la por mais tempo, a dica do maquiador é fechar bem as embalagens. “Tem algumas fracas, que quebram facilmente. Se isso acontece, não vale a pena envolver com fita adesiva, pois o produto vai continuar exposto. O melhor é comprar um novo”, recomenda. Deve-se também evitar o uso de pincéis ou esponjas na aplicação de corretivo sobre espinhas e cravos, para prevenir que os utensílios sejam infectados pelas bactérias e contaminem o restante da maquiagem, ou a própria pele no futuro. O mesmo vale para a aplicação com o dedo, que pode acabar contaminando todo o conteúdo da embalagem. A maneira mais recomendada para encobrir estas imperfeições é através do uso de cotonetes.

Mas como identificar se o produto não é mais apropriado para o uso? Segundo Anderson, o cheiro é um bom indicador. “Se está mais ácido do que o normal, ou se não está agradável, substitua.” Outra forma de identificar o vencimento é através da aparência dos produtos líquidos, como a base, que perdem sua homogeneidade. “Em alguns casos, acontece de a cor se separar do óleo. Aí, é hora de jogar fora”, alerta.

Apesar de produtos à base de água estragarem mais rapidamente, a maquiagem em pó, como blush, sombra e pó compacto, requer ainda mais atenção, já que, geralmente, não apresenta mudança de cor ou cheiro. Especialistas recomendam o uso por no máximo duas semanas após a data do vencimento.

Por: ITodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário