Dos 184 municípios cearenses 65% estão sendo atendidos pela Operação Carro-Pipa, com veículos coordenados pelo Exército ou pela Defesa Civil do Estado. No Interior do Estado, tanto em localidades do sertão, quanto do litoral, é crescente a demanda por abastecimento de água. A maioria das regiões enfrenta crise de desabastecimento, que tende a se agravar no decorrer do segundo semestre, com o fim do período chuvoso.
O esforço do governo federal em parceria com o governo do Estado por meio da Operação Pipa I e II de abastecimento com uso de caminhões e de perfuração e instalação de poços ainda é insuficiente para atender a necessidade regional.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) é responsável pela cobertura de 40 sedes municipais por carros-pipas. Porém, atualmente, estão sendo atendidas 172 mil pessoas em 27 cidades. O Ceará foi dividido em quatro áreas (quadrantes). Em uma delas, a distribuição está suspensa desde abril, por causa de falta de repasse de verba do Ministério da Integração e burocracia no cadastramento dos motoristas e dos caminhões pipa.
Aracatiaçu em Ação / Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário