16 de julho de 2014

Para dirigentes e jogadores do Brasil, técnico gringo na seleção seria um “pesadelo”

Já que este blog precisa de um post inicial, resolvi falar de seleção brasileira. Mais precisamente sobre o novo técnico.

Muito se diz que um estrangeiro seria ideal para arrumar a casa após uma Copa do Mundo. Os internautas do R7, aliás, votaram em massa no nome de Guardiola como o preferido.

Só que essa não é a opinião de dirigentes e jogadores que trabalham no futebol do Brasil. Conversei com alguns deles para saber como seria recebido um treinador gringo. E as respostas não foram nada animadoras.

A visão geral é de que, basicamente, caras como Guardiola, ou português José Mourinho, não conhecem profundamente os jogadores que atuam aqui. Nó máximo conhecem alguns nomes, os mais famosos, mas mesmo assim não sabem detalhes sobre promessas ou quem pode resolver uma partida na hora da decisão.

O medo é que um gringo volte os olhos apenas para quem se destaca na Europa. Até porque está acostumado a ver muito mais os campeonatos europeus do que as nossas competições.

Felipão, por pior que tenha sido na Copa, sabia do potencial dos atletas que atuam no Brasil. Fez apostas erradíssimas, como Fred, por exemplo, mas tinha contatos em clubes brasileiros, conversou com treinadores e teve base para fazer suas escolhas.

O caminho para um jogador chamar a atenção de um clube europeu é, também, a seleção brasileira. Na visão de alguns cartolas, um estrangeiro deixaria de fora jogadores com bom histórico e também os que se destacarem nas competições nacionais simplesmente por não conhecê-los direito. Seria menos mal se fosse um sul-americano. Europeu, nem pensar.

Ontem surgiu a notícia de que o técnico chileno Manuel Pellegrini, que dirige a Manchester City, já negou a proposta da CBF.

Na opinião de quem trabalham por aqui, todos têm muito a perder caso a seleção vá para as mãos de um estrangeiro. Seria como "começar do zero".

A cúpula da CBF sabe de tudo isso. Agora resta a dúvida: eles vão pensar na seleção brasileira? Ou colocarão um técnico daqui, que não seria um problema?

A resposta deve ser dada nesta quinta de manhã, quando o presidente da CBF, José Maria Marín, dará entrevista e poderá até anunciar o novo comandante.

E você, concorda que um técnico estrangeiro seria ruim para o futebol do Brasil? Ou agora é hora de pensar somente na seleção brasileira? 

@folhadosertao
com r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário