Apesar de todos os avanços da tecnologia, quando alguém manda um e-mail e não recebe resposta, já fica logo pensando “será que a mensagem não chegou?” Não é impossível, mas é difícil um e-mail não chegar ao destinatário, se tiver sido enviado com o endereço correto, claro. Para ajudar a acabar com o mal dos “e-mails não respondidos” o site BuzzFeed fez uma lista com dicas que vão fazer com que a taxa de respostas aumente. Veja quais são:
Seja claro e específico na linha do assunto. Presuma que o destinatário recebe muitas mensagens e que sua caixa de entrada está sempre lotada – é assim com a maioria das pessoas, afinal. Por isso, tente escrever no assunto de forma mais direta e sucinta possível, para que o destinatário já saiba o que esperar quando abrir o e-mail. Em muitos casos, tudo pode ser dito na linha do assunto, sem necessidade de escrever no corpo da mensagem.
Pergunta rápida. Outra alternativa é colocar no assunto “pergunta rápida”. Mas é fundamental se certificar que a pergunta seja realmente curtinha. Não vale usar isso no assunto e escrever uma mensagem com várias dúvidas.
Nunca deixe o assunto em branco. De qualquer maneira, assuntos em branco são sempre malvistos e correm o risco de fazer com que o e-mail seja apagado antes mesmo de ser aberto.
Mande o e-mail entre 14h e 17h de terça à quinta-feira. Segundo uma pesquisa do site MailChimp, a maioria das pessoas abre seus e-mails entre 14h e 17h às terças, quartas e quintas.
Deixe de lado a conversa de elevador. Não é necessário começar um e-mail perguntando como foi o fim de semana e comentando sobre o tempo. Seja cortês, mas vá direto ao ponto.
Mande para apenas uma pessoa. Se você precisa da resposta de uma pessoa específica, não inclua vários destinatários no e-mail, esperando que ao menos alguém responda. São as maiores as chances de ter sua mensagem ignorada ao enviá-la para muitas pessoas ao mesmo tempo — alguém sempre pode achar que o outro vai responder.
Informe o prazo. Lembre-se de sempre colocar o prazo quando escrever um e-mail pedindo uma tarefa para alguém. Mas evite colocar falsos deadlines apenas para garantir que a tarefa será executada.
Escreva para o celular. De acordo com uma pesquisa do site Movable Ink, 65% de todos os e-mails são abertos primeiros em um dispositivo móvel. Isso significa que são grandes as chances de seu destinatário ler sua mensagem enquanto corre na esteira ou na fila do pão. Por isso, evite blocos de textos pesados, prefira parágrafos curtos e muito espaço em branco.
Use tópicos ou listas. Hoje em dia, as pessoas querem perder cada vez menos tempo lendo. Para facilitar esse trabalho, use tópicos ou faça listas, que permitam que o texto seja facilmente “escaneável” pelos olhos.
Redes sociais. Isso vai depender do tipo de relação que tem com o destinatário. Mas, dependendo do caso, pode valer a pena usar as redes sociais em vez do e-mail. Isso porque, especialmente no celular, é mais provável que a pessoa ignore uma nova mensagem na caixa de entrada do que um alerta do Facebook, por exemplo.
O Globo
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