30 de outubro de 2014

Hostilidade após eleição gera onda de orgulho nordestino nas redes

O recado era direto: "Diga ao mundo: sou nordestino, sim". A resposta foi rápida: na base do boca a boca, mais de 1,7 mil moradores de Estados como SE, PE, BA, RN, SP, RJ e MG aceitaram o chamado. Eles associaram suas fotografias ao portal virtualNordestinos Sim, criado há menos de três semanas para celebrar, por meio de um mosaico de diferentes cores, idades e gêneros, o orgulho de quem nasce na região.

Lançado em 08 de outubro, o site ganhou fôlego durante a onda de mensagens discriminatórias publicadas nas redes sociais na reta final das eleições.
E não foi só ele. Em resposta a mensagens como "só foram feitos para comer farinha, fazer filho e ganhar Bolsa Família", outras manifestações de defesa à cultura e aos cidadãos nordestinos se espalharam pelas redes.
Caso da hashtag SouDoNordesteMesmoEComOrgulho, que em menos de uma semana foi compartilhada mais de 100 mil vezes e ganhou adeptos como o escritor Paulo Coelho e o rapper MV Bill. Logo após a divulgação do resultado das eleições, no domingo (26), a frase chegou ao topo da lista de assuntos mais discutidos no Twitter em todo o mundo.

*Por BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário