1 de novembro de 2014

Dor para urinar e sangramento podem ser sinais de câncer de próstata

Exames são única alternativa para descobrir câncer de próstataThinkstock
Um em cada seis homens deverá ter câncer de próstata. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que o número de casos da doença aumente em 60% até 2015; três quartos ocorrem a partir dos 65 anos. Hoje, não há como prevenir o câncer de próstata, mas realizar exames preventivos ajudam a detectar a doença ainda em estágio inicial e ter chance de cura de até 85%.
Em estágios iniciais, o câncer de próstata não causa nenhum tipo de sintoma, explica o coordenador do Departamento de Uro-oncologia da SBU.

— Por isso, é recomendável que os homens façam os exames de prevenção, que são o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal. Assim, é possível detectar a doença ainda em estágio inicial elevando as chances de cura.
Já nos casos mais avançados, o câncer de próstata pode causar diversas consequências graves ao paciente, como dores ósseas e até paralisia nas pernas, alerta o urologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Cesar Camara.
— Ocorre também sangramento e dificuldade muito grande para urinar. A dificuldade para urinar acontece também no crescimento benigno da próstata, mas isso nós descobrimos realizando os exames.
De acordo com o coordenador da SBU, a recomendação é que os homens façam os exames preventivos a partir dos 50 anos.
— Já que tem histórico familiar ou da raça negra devem começar os exames preventivos partir dos 45 anos.
Apesar de ainda haver preconceito em relação ao exame de toque, o urologista do HC diz que os “homens estão mais conscientes e procuram receber o diagnóstico no momento oportuno”.
— Quando o homem não está muito inclinado a fazer tudo isso [os exames], as mulheres os incentivam, elas são as salvadoras [risos]. Se o homem chegou na consulta, ele faz sem problema. O problema são os pacientes que não chegam no consultório por preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário