Foto/Reprodução
O décimo terceiro salário pode fazer a alegria de muitas famílias nas festas de fim ano. Porém, é preciso ter cuidado e começar desde já a planejar o que será feito com o décimo terceiro salário para evitar cair em tentações e gastar tudo de uma vez. Por isso, confira algumas dicas do que fazer com o décimo terceiro.
1. QUITE SUAS DÍVIDAS!
As dívidas acumuladas durante o ano esperam ansiosamente para serem pagas com o providencial recebimento do décimo terceiro salário. Mas planejar quais débitos terão prioridade e como serão feitos esses pagamentos é crucial, já que provavelmente não será possível sanar todas as pendências.
Primeiramente, liste seus credores e o valor de cada dívida. Avalie a taxa de juros de cada situação para definir uma ordem de prioridade, ou seja, você pagará primeiro as dívidas que tendem a crescer mais rapidamente com o passar do tempo. O próximo passo é tentar negociar os valores daquilo que é devido.
Caso o décimo terceiro não seja suficiente para quitar todas as dívidas, temos outra alternativa para começar 2015 de forma mais tranquila. Um empréstimo pode ajudá-lo a chegar mais próximo de ter uma saúde financeira estável, mas é preciso se atentar às taxas de juros cobradas pelos bancos. Só utilize esta tática se tiver certeza de que as taxas serão menores que os juros das dívidas atuais.
2. NÃO GASTE, INVISTA!
Uma boa forma de utilizar o décimo terceiro é investindo. Procure saber mais sobre as aplicações seguras, como cadernetas de poupança, que rendem aproximadamente 6% ao ano, ou até mesmo fundos de renda fixa, que podem oferecer um retorno melhor, dependendo da instituição financeira. E caso a quantia a receber no fim do ano seja considerável, existem outras opções disponíveis no mercado financeiro que podem oferecer um retorno maior. Mas tome bastante cuidado, pois quanto maior a recompensa, maior será o risco!
3. GUARDE PARA 2015.
Contudo, se sua vida financeira estiver saudável e você não se interessar por investimentos, guarde seu dinheiro para o próximo ano, pois mal acabam as festas de fim de ano e chegam os impostos anuais de 2015 – IPVA, IPTU, além do material escolar da criançada. Por isso, evite os gastos supérfluos e poupe pelo menos uma parte desse valor.
4. CURTA A VIDA!
Agora, se as dívidas estão em dia, a verba para o próximo ano já estiver reservada ou garantida e seu orçamento estiver mais folgado, aproveite um pouco. Reserve uma quantia para fazer uma viagem com a família ou amigos para relaxar e se divertir! Mas lembre-se de pagar à vista para evitar um comprometimento a longo prazo. Lembre-se de não gastar tudo, pois imprevistos podem acontecer.
Por: Portal NCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário