4 de dezembro de 2014

Sebrae comemora em Nova Cruz primeiro ano de atuação na região Agreste

O Escritório Regional do Sebrae no Agreste foi responsável por atender a mais de 7 mil empreendedores e formalizar 295 empresas
Escritório está sediado em Nova Cruz mas atende a 22 municípios da região (Foto: Marco Polo Veras/Divulgação Sebrae RN

O Sebrae no Rio Grande do Norte completa um ano de atuação nos municípios da região Agreste Potiguar. Nesse período, mais de 7 mil empreendedores foram atendidos graças à estrutura montada na cidade de Nova Cruz (distante 98 quilômetros de Natal), sede do escritório regional, e que é responsável por atender a 22 municípios da região. Para marcar a data, a Instituição realiza, nesta terça-feira (2), às 19h, nas instalações do escritório, uma solenidade comemorativa que contará com a presença da diretoria executiva do Sebrae e de autoridades locais.

Em pouco mais de um ano de presença na região, o Sebrae apresenta números expressivos de atendimento e fomento ao empreendedorismo nas cidades incluídas na jurisprudência do escritório. Foram realizados 45 cursos, 90 palestras e 26 oficinas. Além disso, foram completadas 1000 horas de consultorias e 1600 orientações técnicas às micro e pequenas empresas da região, totalizando 7 mil empreendedores atendidos. O escritório também formalizou 295 pessoas como Microempreendedores Individuais e realizou 21 ações itinerantes nos municípios do Agreste e também de parte do Litoral Sul.

O Escritório Regional do Sebrae no Agreste é resultado direto do projeto de expansão e modernização do Sebrae no Rio Grande do Norte, idealizado pelo atual presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Silvio Bezerra, que envolveu também a modernização dos escritórios em Mossoró, Pau dos Ferros, Assú e Currais Novos . “A presença do Sebrae nos municípios do Agreste é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios da região, que tende a prosperar com mais capacitação e conhecimento para seus empresários. Ganha a economia dessas cidades que acaba se fortalecendo mais”

Atualmente, o escritório funciona em um prédio, situado à rua 15 de Novembro, cedido em regime de comodato pela prefeitura local. A estrutura foi toda adaptada e inaugurada oficialmente no dia 21 de outubro de 2013. Mas a ideia é ter uma sede própria, que deverá ser construída em um terreno de 1,2 mil metros quadrados, a ser doado pela prefeitura. O Projeto de Lei 17/2014, que oficialmente concede a área ao Sebrae, será votado na próxima quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores de Nova Cruz. Após a aprovação, a lei será sancionada pelo prefeito Cid Arruda e, só então, começam as obras do novo escritório.

“Nosso intuito era trazer os empreendedores para conhecer as soluções do Sebrae, já que se tratava de um escritório novo. No entanto, a resposta foi bastante significativa. Temos um escritório reconhecido pelos empresários, que foram favorecido pelo nosso trabalho”, explica o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Agreste, João Leonel Pontes.

De acordo com o gerente, o próximo desafio da atuação do Sebrae na região será estimular a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nas cidades atendidas pela equipe técnica do escritório. Apesar de todos os municípios da área já terem a legislação em vigor, apenas Baia Formosa e Passa e Fica conseguiram tirar a lei do papel. Por isso, durante a cerimônia de comemoração de um ano do escritório, será assinado um protocolo de intenções com a prefeitura de Nova Cruz para que a cidade passe a implementar a Lei Geral e beneficiar os pequenos negócios do município. O mesmo deverá ocorrer com os demais municípios.

Agencia Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário