20 de fevereiro de 2015

Vênus e Marte estarão incrivelmente próximos na noite de hoje

Conjunção pouco usual entre os planetas e a Lua promete uma visão e tanto – mesmo a olho nu!

AQUI VEMOS VÊNUS E JÚPITER PRÓXIMOS DA LUA - NO EVENTO DE HOJE VÊNUS E MARTE VÃO ESTAR AINDA MAIS JUNTOS! (FOTO: JASOHILL/FLICKR/CREATIVE COMMONS)
Revista Galileu - Um dos fenômenos astronômicos mais interessantes de se ver a olho nu vai acontecer na noite desta sexta-feira (20/2) – de tempos em tempos, objetos celestes atingem o ponto em que estão mais próximos um do outro no céu noturno. Os astrônomos chamam este momento de conjunção, e é uma dessas que poderemos contemplar entre hoje e amanhã, logo no início da noite.

De acordo com o site especializado Sky & Telescope, os planetas Vênus e Marte vão parecer estar tão juntos que, se você esticar o braço segurando um lápis, ele vai preencher a distância entre os dois astros no céu.

E o mais legal é que a lua também vai marcar presença no encontro, bem ao lado dos planetas: ela está no começo de sua fase crescente, fina como o sorriso do gato de Alice. No sábado (21/2), Vênus e Marte estarão ainda mais próximos no céu, mas a lua vai aparecer mais acima. Achar o fenômeno é muito fácil, basta olhar para a direção oeste logo após o pôr do sol, que ocorrerá entre 19h30 e 20h na maior parte do Brasil.

Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos, mas eles certamente melhoram a experiência, já que o brilho atual de Marte corresponde a apenas 1% do de Vênus. O pálido ponto vermelho pode acabar um pouco ofuscado.

Para apreciar a conjunção, o ideal é que você esteja em algum lugar distante das cidades, pois as luzes atrapalham muito a observação astronômica. O mais importante de tudo é torcer para que o tempo esteja bom, e principalmente para que o horizonte esteja livre de nuvens. Prepare a câmera e não deixe de fazer belos registros do evento!

O site Sky & Telescope fez uma ilustração mostrando como será a conjunção e como encontrá-la nos dias 20 e 21 de fevereiro. Confira:

Por: Portal NCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário