Reportagem de Aura Mazda na Tribuna do Norte desta terça mostra a dramaticidade em relação a falta de chuva nos últimos anos.
A estiagem que atinge o Rio Grande do Norte, pelo quinto ano consecutivo, pode ganhar contornos mais severos em 2016. Caso a quadra chuvosa se mantenha seca, até junho deste ano, 90% dos reservatórios do Estado podem entrar em colapso ou atingir o volume morto (10 % da capacidade). É o que constata o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Josivan Cardoso. A previsão meteorológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), para os primeiro semestre do ano confirma a preocupação com os níveis dos reservatórios.
Atualmente, dos 47 reservatórios de água, acima de cinco milhões de metros cúbicos no RN, 28% estão em volume morto – não mede mais do que 10% do seu total – e outros 30% estão secos. A maioria das fontes hídricas está localizada nas regiões do Alto Oeste e Seridó. Até janeiro deste ano, reservatórios que estão em volume morto estão localizados nos municípios de José da Penha, Marcelino Vieira, Severiano Melo, Campo Grande, Afonso Bezerra, São José do Seridó, Cruzeta, Acari, São João do Sabugi, Ouro Branco, Santa Cruz e Tangará.
Acessem a reportagem completa clicando: http://tribunadonorte.com.br/noticia/seca-pode-esgotar-90-das-reservas/335297
Blog do davi
Nenhum comentário:
Postar um comentário