A Serra Limpa está mais uma vez entre as melhores cachaças do Brasil(Foto: Tiago Queiroz/Estadão)
Foram cinco meses entre a listagem dos rótulos e a degustação às cegas para chegar ao 2º Ranking Cúpula da Cachaça, que reconheceu as cinquenta melhores marcas da bebida mais amada pelo brasileiros. A lista foi divulgada pelo caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo e, sem surpresas, a cachaça orgânica Serra Limpa, que é produzida no município de Duas Estradas, na microrregião de Guarabira ocupa a 49º colocação.
É a segunda vez que a Serra Limpa figura ni ranking. Para o proprietário da marca, o Sr. Antonio Inácio, o resultado é fruto de todo o processo de excelência aplicado no fabrico da cachaça, desde o plantio, passando pelo fabrico e comercialização.
A Cúpula da Cachaça foi fundada em 2013 e realizou a primeira edição do Ranking da Cachaça em 2014. Bienal, a segunda edição é esta, resultado da degustação realizada no último fim de semana. A votação começou pela internet, em agosto: qualquer pessoa podia indicar três rótulos. Da lista com mais de mil indicadas, a Cúpula reduziu para 250 rótulos, baseada em normas do Ministério da Agricultura. As 50 finalistas foram selecionadas por integrantes da Cúpula e 26 convidados, e foram degustadas às cegas pelos membros da Cúpula.
A Porto Morretes Premium, produzida no interior do Paraná ficou em primeiro lugar na classificação da cúpula que é formada por 11 jurados que provaram os 50 rótulos.
Cesar Adames. Especialista em destilados e tabaco, é consultor e professor.
Dirley Fernandes. Dirigiu o documentário Devotos da Cachaça (2010) e é autor do blog de mesmo nome.
Erwin Weimann. Químico, é responsável pela criação de várias cachaças e autor do livro Cachaça – A Bebida Brasileira.
Glauco Mello Jr. Engenheiro químico especialista em fermentação alcoólica e na cadeia produtiva da cana.
Leandro Batista. Sommelier de cachaça, passou nove anos no restaurante Mocotó.
Leandro Marelli. Pós-doutor em tecnologia e no controle de qualidade de bebidas.
Manoel Agostinho Lima Novo.Consultor e autor do livro Viagem ao Mundo da Cachaça.
Maurício Maia. Jurado em concursos de destilados e autor do site O Cachacier.
Milton Lima. Dono da Cachaçaria Macaúva (em Analândia-SP) e autor do site Cachaças.com.
Nelson Duarte. Mestre-alambiqueiro e autor do livro Cachaça de Alambique.
Sidnei Maschio. Degustador e colecionador de cachaças.
DAS BRANQUINHAS, A MELHOR
Na estreia de seu canal no YouTube, o co-fundador da maior loja online de cachaças do mundo, a Cachaçaria Nacional, Rafael Araújo, elencou três das melhores cachaça puras e a Serra Limpa ficou em primeiro lugar. No vídeo, ele revela ter visitado o Engenho Imaculada Conceição, onde o produto é feito e o diretor-presidente, Antônio Inácio.
Nordeste 1
Nordeste 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário