27 de setembro de 2016

Câmera subjetiva substitui Montagner em cenas de Santo em "Velho Chico"

UOL
Câmera subjetiva substitui Montagner em cenas de Santo em "Velho Chico"



Reprodução/TV Globo

Olívia (Giulia Buscacio) anuncia para seu pai, Santo (Domingos Montagner), que está grávida, ao lado do pai do bebê, Miguel (Gabriel Leone), em "Velho Chico"

Santo vive! No primeiro capítulo de “Velho Chico” gravado depois da morte de Domingos Montagner, exibido nesta segunda-feira (26), o espectador viveu a experiência de estar presente em cena, pelos olhos do personagem que o ator vivia na novela.

Por decisão do autor, Bruno Luperi, e do diretor, Luiz Fernando Carvalho, as cenas de Montagner foram mantidas, mas os demais personagens passaram a contracenar com a câmera, como se ela fosse Santo. ''Essa tragédia implicou em algumas mudanças do texto. No capítulo desta segunda-feira começa esta nova linguagem. Onde ele (Santo) tinha que estar ele vai estar, desta maneira subjetiva. Sempre participando e fazendo parte das situações'', disse Luperi ao UOL um pouco antes de a novela ir ao ar.

''As mudanças não foram estruturais. Alguns personagens assumiram funções dele, como o Bento (Irandhir Santos). Sem desrespeitar a natureza dos personagens. Então, foi tudo preservado, do ponto de vista da história'', disse o autor. O recurso da “câmera subjetiva” deixou bem claro para o público que Santo estava presente em cena. “O resultado, estético, ficou muito bonito. É uma singela homenagem”, observou.

“Na direção, eles tiveram a possibilidade de dilatar um pouco o tempo de fala. Os atores estão curtindo muito olhar para a câmera, falar com a câmera, interpretarem em outro tempo. As luzes também estão diferentes. Está sublime. Não é nada lúgubre, pesado. É uma homenagem à vida”, acrescentou o autor, neto de Benedito Ruy Barbosa.

No primeiro bloco de “Velho Chico”, houve dois blocos de cena. No primeiro, passado na casa da família Dos Anjos, Miguel (Gabriel Leone) e Olivia (Giullia Buscacio) contam para toda família que vão se casar e que estão esperando um filho.

No terceiro bloco, Bento encontra Santo vestido para o casamento de Olivia e Miguel. O irmão mais novo diz ao mais velho que não combina vê-lo de gravata. E assim, enquanto fala com a câmera, o personagem de Irandhir vai tirando a gravata de Santo. De chorar.

A edição incluiu alguns áudios de Santo, aproveitados de falas antigas de Domingos Montagner na novela. Um ''te amo'' para a filha Olivia. Também alguns ''sim'' e ''é'' em resposta a falas de Bento e Tereza, além de ''cuide bem da minha filha''. A própria respiração do personagem reverberou em cena.

Na cena do casamento, aliás, foi possível notar que a atriz Giullia Buscacio não resistiu à emoção e chorou abertamente (veja no álbum de imagens no alto).

Todas as principais falas dos atores foram dirigidas diretamente à câmera, ou seja, a Santo. Ficou claro, sem que ele precisasse responder, que o personagem estava presente em cena. Triste, mas muito bonito. Ou, como diz o diretor Luiz Fernando Carvalho: ''Linguagem é vida''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário