A Cosern, empresa do Grupo Neonergia, orienta o uso correto de alguns eletrodomésticos e aconselha a adoção de energia
Foto/Reprodução
Para disseminar o conceito de consumo eficiente de energia elétrica e ajudar o consumidor a reduzir o valor mensal da conta de luz sem abrir mão do conforto, a Cosern, empresa do Grupo Neonergia, orienta o uso correto de alguns eletrodomésticos e aconselha a adoção de novos hábitos.
Ar condicionado:
Ajuste o aparelho para uma temperatura confortável (cerca de 22° C).
Utilize o timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar.
Recorra a ventiladores para manter o clima agradável, após a refrigeração do cômodo.
Faça manutenção e limpeza do aparelho com frequência. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico, pois a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e a passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.
Geladeiras:
Fique atento ao estado de conservação do seu refrigerador. Em más condições, eles chegam a representar 30% do consumo de uma residência.
Instale a geladeira e o freezer em locais ventilados da sua casa, longe de fontes de calor (como fogão) e respeitando um espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.
Observe periodicamente a borracha de vedação. Uma vez ressecada, ela é a responsável por um dos maiores desperdícios de energia doméstica.
Chuveiro elétrico:
Coloque-o sempre na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia.
Ferro elétrico:
Organize-se para passar a maior quantidade possível de roupa de uma só vez. É importante otimizar o funcionamento do ferro, aproveitando o calor, e evitar desligá-lo para ligá-lo logo em seguida. Reaquecer o equipamento com frequência é o que aumenta o gasto. O mesmo deve ser feito com o forno elétrico.
Churrasqueira elétrica e grills:
Mesmo eventualmente, avalie a necessidade de ligar esses equipamentos. Se possível, substitua os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás.
Aparelhos de som e ventiladores:
Ouvir música em volume alto e colocar o ventilador na velocidade máxima também contribui para um gasto maior de energia.
Lâmpadas elétricas:
Troque as lâmpadas fluorescentes normais ou incandescentes (cuja venda no comércio já está proibida) por lâmpadas de LED. Além de melhor desempenho, elas economizam cerca de 80% em relação as primeiras e tem maior durabilidade.
Pintura de paredes:
Utilize cores claras na pintura das paredes e fique com as janelas da sua casa abertas o maior tempo possível, aproveitando a luz natural. As duas medidas também contribuem para reduzir o consumo de energia.
Compra de eletrodomésticos:
Preste atenção e opte por produtos que apresentam o Selo Procel (aquele que identifica aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário