25 de setembro de 2016

Saiba mais como tratar aftas e úlceras bucais de maneira bem natural


Foto/Reprodução

São incômodas, dolorosas e demoram muito tempo para desaparecer. Estas pequenas lesões que aparecem na parte interna dos lábios, das bochechas e até da língua podem ser tratadas com receitas caseiras. Saiba neste artigo como tratar aftas e úlceras bucais de maneira natural.

Características das feridas e aftas

Elas têm forma de “cratera” de cor branca ou amarelada, e são rodeadas por um círculo vermelho. Doem bastante e não são infecciosas. Aparecem na parte interna da boca (nas mucosas) uma por vez ou várias ao mesmo tempo.

As aftas e feridas aparecem com mais frequência nas mulheres do que nos homens e não há uma idade específica. Elas duram entre 7 e 20 dias e costumam reaparecer.

As úlceras são caracterizadas por:
Dor
Coceira
Feridas na forma de crateras
Ardor

As principais causas destas lesões bucais são:
Deficiências imunológicas por doenças ou problemas alimentares.
Lesões na boca como, por exemplo, usar dentaduras postiças, escovar os dentes muito bruscamente, morder-se, o roçar dos dentes, etc.
Mudanças hormonais (são comuns nas mulheres durante o seu período menstrual)
Reações alérgicas aos alimentos como por exemplo os ácidos, cítricos ou comidas muito condimentadas
Intolerância ao glúten
Estresse

As aftas e feridas costumam melhorar de maneira espontânea, ainda que possamos ajudar contribuir para a cicatrização e eliminá-las usando alguns remédios.

Se elas não melhorarem depois de 3 semanas, seria conveniente fazer uma consulta médica para seguir o tratamento correto segundo o caso.

Remédios naturais para aftas e feridas

Embora seja preciso determinar primeiro se a lesão é uma úlcera bucal, um herpes ou uma infecção por fungos, em seguida podemos aproveitar os benefícios da natureza para aliviar os sintomas e curar as aftas e feridas.

Mel

A única coisa que devemos fazer é secar bem a zona afetada com um lenço ou papel absorvente e colocar algumas gotas de mel no centro da ferida. Procure fazer com que este alimento fique em contato com a afta o maior tempo possível.

Ele é eficaz devido às suas propriedades antimicrobianas. Repita quantas vezes for necessário. É melhor se o mel for açucarado e não líquido, para poder aplicá-lo como uma pomada.

Sálvia

Esta planta é muito utilizada na medicina natural em todo tipo de lesão ou ferida na pele, incluindo as aftas e feridas bucais. Iremos utilizá-la em forma de infusão.

Ingredientes
1 colher de sálvia seca (5 g)
1 copo de água (250 ml)

Preparo

Coloque a água para ferver juntamente com a sálvia durante alguns minutos. Retire-a do fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e, quando estiver morna, faça alguns enxágues com o líquido, mas não o beba. Repita várias vezes ao dia.

Água oxigenada

Dilua uma parte de água oxigenada em duas partes de água da torneira (também pode ser metade / metade). Faça enxágues bucais três vezes ao dia. É um remédio um pouco incômodo, mas que funciona.

Alguns também optam por embeber um algodão na mistura e colocá-lo diretamente na afta. Pode ser que arda um pouco mais, mas é muito eficaz.

Fonte: Melhor com Saúde/portal nco

Nenhum comentário:

Postar um comentário