Foto/Reprodução
Em todas as casas do Brasil é normal lavar o frango antes de cozinhar, o motivo é que os frangos vêm com bactérias e por essa razão cada pessoa tem seu jeito ‘particular’ de retira-las, seja lavando, colocando no vinagre, etc, mas a verdade é que ambas as maneiras estão erradas e podem te prejudicar bastante.
Segundo a Agência Britânica de Normas Alimentares (Food Stanrdards Agency, FSA) ao lavarmos o frango cru na pia corremos um sério risco de espalharmos pela cozinha uma bactéria capaz de causar sérios danos ao intestino de quem ingerir.
Quando lavamos ele na pia, a bactéria não morre (ao contrário do que todos pensam) ela se espalha.
Quando a água corrente toca o frango, tem chance de espirrar na pia, bancada e nos objetos que estão na pia, como copos e pratos. Ao colocar outros alimentos sobre essas superfícies, ocorre o que chamamos de contaminação cruzada.
Mesmo uma pequena gota pode contaminar, se espirrou num copo e a pessoa sem saber tomou água naquele mesmo copo, é o suficiente para uma intoxicação alimentar até desencadear problemas muito mais sérios.
Segundo os especialistas o ideal é cozinhar o frango sem lavar, pois as bactérias morrerão durante o período de cozimento, devido as altas temperaturas. O assunto é tão sério que fez duas universidades dos Estados Unidos e a Agência Sanitária do Reino Unido lançarem a campanha “Don’t wash raw chicken“, em tradução livre, Não lave seu frango.
A carne de frango crua pode conter duas bactérias bem comuns: a salmonela e a campylobacter, que podem causar desde diarreia até o desenvolvimento de uma doença autoimune.
Fonte: R7/portal nco
Nenhum comentário:
Postar um comentário