5 de outubro de 2016

Escola Agrícola de Jundiaí, da UFRN, planeja oferta de cursos do Pronatec em Nova Cruz e outros 37 municípios


Portal nco
Foto: Cícero Oliveira

Com o objetivo de promover educação profissional e cidadania, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está em fase de planejamento para realização de cursos de capacitação profissional em 38 municípios do RN, em parceria com o Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A meta é que mais de 2.500 norte-riograndenses sejam beneficiados ainda neste semestre.

De acordo com o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, professor João Inácio da Silva Filho, é muito satisfatório ver a retomada do Pronatec no Rio Grande do Norte. “A Escola Agrícola de Jundiaí atua desde 2011 ofertando cursos do Pronatec, e desde então tem estado presente nos distritos e assentamentos para que os jovens e trabalhadores do RN possam conquistar a qualificação que precisam para entrar no mercado de trabalho ou montar o próprio negócio. É muito gratificante ver a retomada deste importante Programa que promove não só a capacitação, como também cidadania”.

Dentre as modalidades do Pronatec ofertadas nesta etapa pela Escola Agrícola de Jundiaí, está o Programa Mulheres Mil, modalidade exclusiva para mulheres em estado de vulnerabilidade social. Há também cursos voltados para o Sistema Prisional em Regime Fechado, Catadores e Marinha.

Ao todo, mais de 100 cursos serão ofertados nos municípios de Açu, Angicos, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Caicó, Equador, Goianinha, Ipueira, João Câmara, Jucurutu, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Paraú, Parnamirim, Pedro Velho, Pilões, Rafael Godeiro, Riachuelo, Rio do Fogo, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino,  Serra Caiada, Serra de São Bento, Serra do Mel e Vera
Cruz.

No momento, a Instituição articula juntamente com as prefeituras o início das matrículas e dos cursos.

Com informações da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário