O pararelo
Animação mostra a trajetória do eclipse solar de 21 de agosto de 2017.
A sombra maior mostra onde o eclipse parcial poderá ser visto,
e o ponto preto no centro da sombra mostra onde a totalidade do eclipse solar poderá ser vista.
Créditos: A. T. Sinclair / GSFC / NASA
Falta muito pouco para o grande eclipse solar de 21 de agosto, que irá cruzar todo o território dos EUA! Observadores que estiverem na trajetória (de 113 quilômetros) onde a sombra do eclipse será projetada, irão ver o Sol escurecendo vagarosamente conforme a Lua entra na sua frente, até que todo o disco solar ficará encoberto pelo disco lunar - momento em que o dia vai virar noite, literalmente!
Os EUA estão se preparando de várias maneiras para que as observações desse eclipse solar possam correr da melhor forma possível. Apesar de ainda não ter acontecido, este será um dos eventos astronômicos mais observados da história recente, afinal, não é todo dia que um eclipse pode ser observado em praticamente todo um país... e ainda por cima, um dos maiores - os Estados Unidos.
A totalidade do eclipse solar de 21 de agosto de 2017 poderá ser vista apenas dos EUA, porém ele poderá ser observado parcialmente em toda a América do Norte, América Central e norte da América do Sul. Em algumas regiões do nordeste brasileiro será possível presenciar o evento de forma parcial.
Clube da Astronomia
Nenhum comentário:
Postar um comentário