16 de setembro de 2017

Rio Grande do Norte tem novo mapa turístico e Passa e Fica esta entre as Cidades com grande potencial

Regional Online 


O mapa do turismo do Rio Grande do Norte mudou. O estado reduziu de 75 para 65 o número de municípios participantes de suas cinco regiões turísticas: Polo Agreste Trairi (11 cidades); Polo Costa Branca (10); Costa das Dunas (17); Polo Seridó (9); e o novo Polo Serrano (18). O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
Sobre o mapa

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Categorização do novo mapa do turismo

Os 65 municípios do Rio Grande do Norte presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Confira como ficou a categorização do mapa do turismo do Rio Grande do Norte:
CATEGORIA 2013 2016 DIFERENÇA
A 1 1 0
B 2 2 0
C 10 13 +3
D 43 34 -9
E 19 15 -4
TOTAL 75 65 -10


Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado


REGIÃO TURÍSTICA MUNICÍPIO
Polo Agreste/Trairi

Coronel Ezequiel
Jaçanã
Montanhas
Monte das Gameleiras
Nova Cruz
Passa e Fica
Santa Cruz
São José do Campestre
Serra de São Bento
Sítio Novo
Tangará

Polo Costa Branca

 Areia Branca
Galinhos
Grossos
Guamaré
Macau
Mossoró
Porto do Mangue
São Rafael
Serra do Mel
Tibau

Polo Costa das Dunas

 Baía Formosa
Canguaretama
Ceará-Mirim
Extremoz
Macaíba
Maxaranguape
Natal
Nísia Floresta
Parnamirim
Pedra Grande
Rio do Fogo
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
Senador Georgino Avelino
Tibau do Sul
Touros

Polo Seridó

Acari
Caicó
Carnaúba dos Dantas
Cerro Corá
Currais Novos
Florânia
Lagoa Nova
Parelhas
Santana do Matos

Polo Serrano

 Alexandria
Apodi
Caraúbas
Doutor Severiano
Frutuoso Gomes
José da Penha
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Martins
Patu
Pau dos Ferros
Portalegre
Riacho da Cruz
São Miguel
Serrinha dos Pintos
Venha-Ver
Viçosa


BOA PRÁTICA – O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.
Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário