7 de dezembro de 2017

Cinco lugares incríveis para se conhecer no interior da Paraíba


Uma das paisagens do Lajedo do Pai Mateus em Cabaceiras

Quem gosta de viajar pode se encantar com os atrativos da Paraíba. Belezas naturais enchem os olhos de turistas do Litoral ao Sertão. Para os que já conhecem as praias do estado, está na hora de embarcar para o interior. Conheça cinco destinos imperdíveis além do litoral:

Lajedo do Pai Mateus 

O Lajedo do Pai Mateus é uma formação rochosa composta com grandes pedras arredondadas que se destacam sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região. Está situado a 25 km da cidade de Cabaceiras, uma pequena cidade apelidada carinhosamente de “Roliúde Nordestina”, por ter servido de cenário para mais de 40 filmes brasileiros.

Existem poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes e esta é considerada a mais bonita e intocada.

Fotos/ParaibaCriativa.com.br




Conta à lenda que um ermitão curandeiro viveu naquela região por volta do século XVIII, o qual habitava neste lajedo e muitas pessoas o procuravam para consultar-se. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida. Por causa deste ermitão é que o Lajedo de Pai Mateus tem este nome.

O Lajedo fica a 199 km de João Pessoa.

Vale dos Dinossauros

Quem visita o local pode fazer uma trilha nas pegadas de dinossauros fossilizadas, gravadas ao leito de um rio e preservadas há 65 milhões de anos pela natureza, trançando um paralelo entre a passagem desses animais na terra e existência e a evolução da espécie humana.




O Sítio Paleontológico conta com uma trilha de 43 metros em linha reta é a mais longa que se conhece no mundo. De acordo com os paleontólogos, esses rastros têm pelo menos 143 milhões de anos.

O Vale dos Dinossauros está localizado no município de Sousa, a 444 km de João Pessoa.

Pedra da Boca

O Parque está localizado na porção norte do município de Araruna, divisa com o Rio Grande do Norte. Com área de 157,25 hectares, o parque está inserido no bioma da caatinga, onde as configurações geológicas e geomorfológicas são ímpares e atrativas aos estudiosos, turistas, visitantes e adeptos dos esportes radicais.




O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que apresentam faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. O lugar é excelente para prática de esportes radicais.

O local fica a 165 km da capital paraibana.

Pôr do Sol do Mirante

O Pôr do Sol do Mirante é uma das mais belas atrações naturais da cidade de Serraria, localizada no Brejo paraibano. O cenário deslumbrante faz parte da Rota Cultural Caminhos do Frio. A paisagem, de clima bastante frio e brisa constante, fica no ponto mais alto do município, o que permite aos turistas ter uma vista de 360 graus para algumas das cidades vizinhas.





Além de apreciar a visão paradisíaca do pôr do sol em Serraria, os turistas que preferem uma experiência radical podem experimentar também voos de parapente no mirante. Para visitar o local, é necessário fazer um pré-agendamento.

A cidade fica a uma distância de 145 km da capital.

Pedra do Ingá (Dica do blog Pé na Estrada )

O pequeno distrito de Pedra Lavrada, no agreste paraibano, guarda um enigma que nem pesquisadores e nem o mais curioso dos homens foi capaz de solucionar. Conhecida popularmente como Pedra do Ingá, a dona de tal mistério tem dezenas de imagens rupestres esculpidas ao longo de seus 24 metros de comprimento.

São figuras que aparentemente não fazem muito sentido, mas estudos comparativos revelaram que algumas inscrições encontradas aqui são semelhantes aos desenhos feitos pelos povos da Ilha de Páscoa, no Chile.




A Pedra do Ingá foi o primeiro sítio arqueológico brasileiro a ser protegido, mas a estrutura turística que o envolve ainda é precária: há apenas o prédio do Museu de História Natural, que tem objetos sobre as pesquisas desenvolvidas no entorno, fósseis e a réplica de uma múmia; e uma pequena lanchonete que funciona apenas no turno da manhã.

Como Chegar | A Pedra do Ingá fica a 87 quilômetros da capital paraibana. Para chegar aqui você pode pegar um ônibus na rodoviária de João Pessoa. A Real Bus cobra R$ 18 e o ônibus para na BR-230, a poucos metros da entrada da cidade. Na rodovia há moto-táxis que fazem o resto da viagem até à Pedra do Ingá, por R$ 15. A viação Rio Tinto faz o trecho de João Pessoa até o Centro de Ingá.

De carro, partindo e João Pessoa, a viagem é feita pela BR-230 até o quilômetro 118. Daqui você deve seguir pela PB-095 por mais cinco quilômetros até Ingá. O distrito de Pedra Lavrada fica a seis quilômetros do Centro da cidade. Todo o trajeto é feito em estradas asfaltadas e bem sinalizadas.

Quando ir | A Pedra do Ingá pode ser visitada o ano inteiro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados as visitas acontecem das 9h às 13h. Nessa região o clima é sempre úmido e quente, e as temperaturas variam entre 22 e 35 graus.

Quanto custa | A entrada no sítio arqueológico e no museu é gratuita.

Com informações do Portal T5

Por: Nova Cruz Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário