Doença vem atingindo crianças e adultos (Foto ilustrativa – Google)
Um tipo de virose que não é comum em cidades do Sertão da Paraíba e da região Centro Sul Cearense está assustando a população, principalmente as pessoas que têm filhos, pois ela atinge geralmente crianças.
Pelo fato de surgirem bolhas e feridas nos pés, mãos e boca, a virose ganhou o apelido de “Pé, mão e boca”. Mas as bolhas não são o único problema. A doença também promova febre alta, e aí mora o maior perigo.
De acordo com o médico Oscar Sobral, que atende na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, algumas crianças podem sofrer convulsões quando estão com febre alta, por isso é preciso muito cuidado com a virose.
“Nós devemos estar preparados para combatê-la porque, além de acometer os pés, as mãos e a boca com aftas e fungos, ela provoca também febre alta e preocupa muito os pais, porque tem crianças que quando têm febre alta, tem crises convulsivas, então é um período realmente de muita atenção”, alerta o médico.
Oscar Sobral acredita que o clima chuvoso está contribuindo com a incidência da doença porque atrai mais insetos, sobretudo moscas. Além disso, o contágio aumenta porque nesse período as pessoas tendem a se aproximar mais fisicamente. Pior ainda para as crianças, pois elas brincam com as mãos no chão e depois levam à boca.
Para tentarem evitar a doença, o médico orienta as pessoas a terem mais atenção na higiene pessoal. Contudo, caso sejam acometidas, que procurem os serviços públicos de saúde imediatamente ao perceberem o surgimento de aftas, bolhas, feridas e febre alta.
“É preciso que a comunidade também ajude fazendo sua parte, que procurem logo os serviços públicos. Nós temos excelentes programas de saúde da família, então é fácil”, frisa o médico.
Diário do Sertão
Por: Nova Cruz Oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário