27 de março de 2018

Sinais que o corpo emite quando necessita de vitaminas


Foto/Reprodução

Algumas pessoas sofrem ou já sofreram por falta de alguma vitamina no organismo, causando muitos efeitos desagradáveis no corpo. A alimentação é a principal fonte de vitaminas para o corpo humano, por esse motivo devemos ter uma alimentação saudável e balanceada para um bom funcionamento perfeito do organismo.

Na ausência de alguma das vitaminas essenciais ou algum outro problema o corpo humano emite um sinal de alerta, na duvida sempre consulte um médico.

Conheça alguns sinais que o corpo dá quando está deficiente de alguma vitamina:


1. Rachaduras nos cantos da boca

Rachaduras nos cantos da boca indicam que o corpo está sentindo falta de vitaminas B3, B2 e B12, que são ricas em ferro e zinco. Tente comer mais aves, peixe (salmão), ovos, feijões e nozes. É recomendável a combinação desses alimentos com vegetais, pois a vitamina C ajuda a combater infecções e melhora o metabolismo do ferro.


3. Perda de cabelo

A razão pode ser falta de vitamina B7 (biotina), que atua na formação da pele, unhas e cabelo, por exemplo. Os sintomas da deficiência de biotina incluem cabelos e unhas frágeis, erupções cutâneas, depressão, apatia, formigamentos e alucinações. Para aumentar o consumo de B7, coma mais amêndoas, soja, batata, bananas, nozes, ervilha, cenoura, aveia, e evite o cigarro.




4 – Cãibras

Cãibras frequentes significam que seu corpo está com falta de cálcio, magnésio e potássio. Isso pode acontecer se você praticar muitos esportes, pois muitos minerais são expelidos no suor. Para ajudar na solução do problema, coma mais nozes, abóbora, banana e maçã.


5. Mancha nos dentes

Podem ser causadas por deficiência de vitamina D. Pesquisas mostraram que pessoas com falta de vitamina D frequentemente sofrem de periodontite, que é uma infecção gengival grave. Uma dieta que inclui alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D é muito importante para a saúde dos dentes. Coma produtos lácteos, arroz integral, tomate, feijão, peixe, frutas cítricas e uvas.


6. Olhos amarelados

A falta de vitamina B12 pode causar esse problema. Inclua mais fontes dessas vitaminas na sua dieta, consumindo figado, leite, salmão, atum e carneiro. Essa vitamina previne problemas cardíacos e derrame cerebral, e é necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.


7. Erupções cutâneas

Este problema tão desagradável pode ser causado por falta de vitamina B7 (biotina). É possivel aumentar a quantidade de ingestão de biotina consumindo alguns alimentos que contêm essa vitamina, como cogumelos, batatas, queijo,ovos cozidos, espinafre e couve-flor.


8. Dormência nos seus membros

Não come alimentos ricos em vitaminas B6, B12 e B9 (ácido fólico) é um dos motivos para sentir essas dormência. Essas vitaminas influenciam na produção de células sanguíneas saudáveis, que são necessárias para o transporte do oxigênio para as células. Para melhorar o problema, coma mais feijão, frutas cítricas, frutos do mar e aves.


Fonte: Tudo Interessante


Por: Nova Cruz Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário