17 de abril de 2018

Projeto de Dinamização do Turismo avança no Agreste potiguar


No VNT da ASSECOM/RN


O projeto de Dinamização do Turismo na região do Agreste/Trairi ingressa em nova etapa hoje (13). Será promovida uma oficina participativa para construção das diretrizes da rede empresarial formada por produtores nativos. A oficina acontece às 15h na pousada Villas da Serra, no município de Serra de São Bento. O projeto inclui ainda os municípios de Passa e Fica e Monte das Gameleiras.


A oficina contará com a participação da Secretaria de Estado de Turismo do RN, que irá apresentar uma contextualização do projeto de dinamização e reforçar a importância do trabalho em equipe. E ainda a exposição do Sebrae/RN sobre metodologias que possam ser aplicadas ao contexto do território, além da palestra dos empresários locais.

Uma reunião prévia já foi realizada entre empresários da região no último 5 de março e serviu para definição dos principais benefícios esperados, das instituições relevantes para aproximar e estreitar contatos, e das principais ações necessárias ao desenvolvimento turístico do território, considerando os benefícios esperados.

O resultado da reunião prévia e da oficina culminará na construção participativa das prioridades e demais encaminhamentos.


DINAMIZAÇÃO


A ideia do projeto de Dinamização é desenvolver uma nova rota turística no Estado neste pedaço do Agreste potiguar a partir do protagonismo da comunidade aliado à infraestrutura turística e divulgação.

“Diante do viés sustentável e turístico deste projeto, esse envolvimento dos produtores locais no processo de comercialização de suas artesanias e orgânicos é fundamental”, avalia a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela.

Até essa fase de comercialização, a equipe da Setur, que coordena o projeto, realizou inúmeras visitas aos agricultores para definir o valor dos produtos a serem vendidos.

Os três municípios que compõem esta nova rota turística idealizada pela Setur RN são conhecidos pelas serras, turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. E o objetivo do projeto, que conta com recurso do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário