29 de setembro de 2018

Você acorda com um sabor amargo na boca? Saiba o que isso significa


Foto/Reproducao

Se você é uma pessoa saudável e se ao acordar a sua boca tem um gosto estranhamente amargo, isso é no mínimo desconfortável e algo alarmante. Isso pode significar que você tem uma deficiência na produção de saliva durante o sono.

Este desconforto é causado sobretudo por uma superprodução de bactérias que se acumulam na sua cavidade bucal, pela falta de saliva.

No entanto, convêm lembrar que se isto acontece de forma sistemática, isto é, se você acorda todas as manhãs com esse gosto amargo na boca, pode ser uma forma de o seu corpo o alertar para um problema de saúde que deverá ser visto com mais cuidado.

Razões para ter a boca amarga ao acordar
Não escovar os dentes antes de dormir


A sua língua produz uma quantidade significativa de bactérias, daí ser tão importante a higiene oral antes de irmos dormir. Se você escovar os dentes após as principais refeições e antes da hora de dormir, você irá notar uma mudança significativa no seu hálito, pela manhã.

Por esta razão a escovagem dos dentes é muito importante, porque impede que as bactérias naturais que se produzem se acumulem, e remove o mau hálito da sua boca.

O fio dental é igualmente uma outra opção, e que contribui decisivamente para acabar com o gosto amargo na boca.

Pode igualmente usar um elixir para bochechar ao acordar, que irá proporcionar um hálito mais fresco e aliviar o gosto amargo pela manhã.
Fumar e beber Café


Se você é fumador, essa pode ser uma forte possibilidade de você sentir o gosto amargo e desconfortável na boca ao acordar.

Isto acontece porque os cigarros deixam uma enorme quantidade de partículas químicas na sua língua, que permanecem muito depois de ter fumado, o que provoca um acumulo de resíduos tóxicos e bactérias, fazendo com que a sua boca fique amarga e ressequida.

Fumar periodicamente pode igualmente provocar doenças graves como a gengivite e halitose.

O café é outro fator nocivo que cria o sabor amargo na boca, bem como propicia o mau hálito.

O café é composto por enxofre que se encontra em dose elevada e que retarda a produção de saliva o que leva ao ressecamento da cavidade bucal, ao mau hálito e ao amargo na boca.

Se você não pode passar sem beber um cafézinho, aconselha-se a limitar o seu consumo a uma xícara por dia, tomado preferencialmente na parte da manhã.
Refluxo Gástrico

Refluxo gástrico, é uma doença comum que faz com que o ácido clorídrico produzido no estômago, para desfazer e digerir os alimentos, suba para a sua boca, deixando um gosto amargo na língua e uma sensação de queimação no esófago.

Se você não tem a certeza se está ou não sofrendo com esta condição, e para além de acordar com o gosto amargo na boca, outros sintomas podem observar-se, como segue:
Azia;
Dor no peito;
Dor que aumenta em descanso;
Dor que aumenta depois de comer uma refeição;
Gosto amargo na boca e na parte de trás da garganta.

Se você identifica e sente alguns destes sintomas, aconselha-se a consultar o médico, pois para além de um mero amargo de boca, pode ser um alerta para outro tipo de doenças mais graves. A prevenção pode reverter um possível quadro clínico mais grave.
Produção excessiva de Candida

A produção excessiva de fungos – principalmente nas mulheres – pode estar igualmente na origem do gosto amargo na boca e na língua.

Candida é um organismo celular único que se encontra no nosso corpo e que co-habita e é mantido em equilíbrio com outras bactérias saudáveis que vivem no revestimento intestinal.

Quando a quantidade de fungos supera as bactérias saudáveis, assiste-se a um descontrolo, que se pode transformar numa infecção (por excesso de crescimento de fungos no corpo) e causar irritação local na garganta, boca e orgãos genitais, na parte posterior das unhas e seios nasais.

Um manto branco, revestindo a língua, em conjunto com uma língua visivelmente retalhada e o gosto amargo, podem indicar que você se encontra com um crescimento excessivo e descontrolado de fungos.

Outros sintomas podem incluir depressão, inchaço abdominal e infecções da bexiga de forma reincidente.
Vigie o seu Fígado


Acordar com um gosto amargo ou estranho na boca pode ser causado por um problema mais grave, como uma condição hepática.

Quando o fígado não está a funcionar corretamente, há uma acumulação de resíduos no corpo (o fígado não faz a eliminação que deve) causando um sabor amargo ou metálico na boca. Isso também pode ser causador da perca ou falta de apetite. Se você acorda com um gosto pesado amargo ou metálico na boca, é aconselhável procurar um conselho médico imediatamente, pois você pode estar sofrendo de uma infecção renal moderada a grave.

Fonte: aquihasaude.com

Por: Nova Cruz Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário