19 de janeiro de 2019

Verão intenso provoca 'estresse térmico' e deixa pessoas mais irritadas e impacientes


Foto/Reproducao

Se você está no Brasil neste 11 de janeiro, é altamente provável que tenha comentado com alguém como o tempo anda quente. O calor do verão pode ser ótimo pra quem pode mergulhar no mar, num rio ou se refrescar numa piscina. Mas também pode ser péssimo pro humor das pessoas e a ciência tem uma explicação pra isso.

Você anda de cabeça quente nas últimas semanas? “Quanto mais calor a gente sente, mais estressado fica. Com certeza”, diz o estagiário, André Ferreira Dib.

O clima tem esquentado no trabalho? “Você fica mais agressivo, fica mais nervoso. Por que o calor, ele te deixa mais cansado, entendeu?”, comenta o motoboy Alexandre Silva.

E quando sai na rua, parece que alguém abriu as portas do inferno? “Parece que eu estou no micro-ondas”, diz a técnica em enfermagem, Ana Beatriz Barbosa da Silva.

Você deve estar ouvindo muitas dessas expressões, que misturam temperatura e irritação. E elas não existem à toa. O calor provoca um desconforto que afeta o humor. E ainda existe outro tipo de reação, que é chamada de estresse térmico. Quando está muito quente, o nosso corpo sente que está sendo agredido e começa a fazer mudanças para se defender. “A pessoa fica agoniada, né”, diz o estagiário Erlon Oliveira.

Leia mais direto do G1
Por Portal Nova Cruz Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário