25 de março de 2019

Ansiedade, refluxo, pânico: 8 causas de dor no peito que não são infarto


Foto/Reproducao

De repente, surge aquela apontada na região do coração e logo vem o susto: será um ataque cardíaco? O primeiro passo, claro, é ir imediatamente ao pronto-socorro por garantia, para investigar a causa do incômodo. Mas é bom saber que algumas doenças geram sintomas muito parecidos com um infarto. A seguir, listamos algumas das principais.

1. Ataque de pânico

Um ataque de pânico tende a ser facilmente confundido com um ataque cardíaco. O problema é caracterizado por ser um episódio súbito de ansiedade ou de medo intenso que desencadeia reações físicas graves, como:

Dor ou aperto no peito; Falta de ar; Palpitações; Tontura; Dormência das mãos e dos pés; Sudorese; Sensação de desmaios iminente; Tremores. O diagnóstico da doença é baseado na história e nos sintomas relatados pelo paciente. Seu tratamento pode envolver o uso de antidepressivos. Além disso, também é indicada a psicoterapia e atividades que ajudam a relaxar, como a ioga, mindfulness, corrida e qualquer outro exercício físico.

2. Ansiedade

E é bom deixar claro que ataque de pânico não é sinônimo de ataque de ansiedade. O pânico vem sem dar aviso e é uma resposta corporal. Já a ansiedade, você sabe como é: aquela pulga atrás da orelha com um projeto do trabalho, uma briga mal resolvida com o parceiro, uma conta que não sabe como vai pagar.

Na ansiedade os pensamentos de preocupação vêm antes dos sintomas físicos, mas se eles estiverem muito constantes na sua cabeça podem desencadear crises como dor no peito, falta de ar, sudorese, palpitação e tremor do corpo, náusea.

3. Refluxo gastroesofágico

A doença se dá quando a válvula que separa o estômago do esôfago abre de maneira inapropriada e permite que o ácido estomacal atinja o esôfago, que não está preparado para receber a substância e acaba se machucando. O incômodo pode gerar queimação e ardor, como uma cólica na região do peito, o que pode parecer com um ataque do coração. É a chamada dor torácica de origem não cardíaca.

Considerada um pouco rara, a dor pode ser diagnosticada quando todos os exames retirarem qualquer suspeita de infarto. O tratamento é feito com medicamentos que inibem a secreção de ácido. Também é necessária uma reeducação alimentar e no consumo de álcool e cigarro. Em alguns poucos casos, pode haver a necessidade de realizar uma cirurgia para criar uma válvula artificial e impedir que o conteúdo do estômago fique voltando ao esôfago, causando a queimação.

Leia reportagem completa direto do UOL
Por Portal Nova Cruz Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário