3 de março de 2019

Piolho de cobra' - Saiba tudo sobre esse inseto que sempre aparece nos dias de chuva ou dias úmidos


Foto/Reproducao

Piolho de cobra é aquele inseto que sempre aparece nos jardins em dias de chuva ou dias úmidos.

Algumas pessoas têm nojo, outras possuem medo e outras levam um susto ao se deparar com o pequeno inseto. Mas afinal é um inseto mesmo?

Analisaremos a seguir todas as peculiaridades sobre o piolho de cobra.

O QUE É O PIOLHO DE COBRA?

O piolho de cobra é definido como uma miriápode, ou seja, possui “milhares de pernas”.

E nessa família é possível encontrar dois tipos de insetos; o piolho de cobra e a centopeia, sendo que apenas a centopeia é venenosa, pois o piolho de cobra não possui nas suas glândulas, veneno.

Ou seja, se encontrar com algum por aí, não fique com medo, pois não será ofensivo a sua saúde.

Porém, apesar de ele não ser veneno, é um parente bem distante de outros animais que são extremamente perigosos, como aranhas, escorpiões, lacraias e etc.

Na hora da sua reprodução, algumas espécies jogam um líquido colorido que liberam do próprio corpo sobre os ovos com o intuito de defende-los.

Essa mesma tinta é expelida se você tentar manusear o inseto.

Além de ser bem difícil de tirar, já que em algumas pessoas essa tinta permanece por dois ou três dias, mas não se preocupe que não causa nenhum efeito ao organismo como alergia, queimadura ou coisas do tipo.

CARACTERÍSTICAS DO PIOLHO DE COBRA

Da classe dos Diplópodes, os piolhos de cobra são animais que possuem dois pares de patas em cada parte do seu corpo. Os recordistas até hoje apresentaram o máximo de 750 patas em todo seu segmento.

Geralmente eles vivem sobre troncos, folhas ou pedras, mas é possível vê-los também dentro de residências, pois eles procuram lugares úmidos para se instalarem.

O seu caminhar é lento e devagar pois é ligado à sua alimentação que é a base de matéria orgânica morta, seja vegetal ou animal.

Se sentirem ameaçados se enrolam formando um espiral que expele um odor forte a base de iodo e cianeto de hidrogênio.

E sua presença dentro das residências é consequência do excesso de irrigação nas áreas de jardins da casa.

E sua sazonalidade é marcante, e aparece sempre em períodos quentes ou aqueles mais chuvosos.

Então, uma dica para retirar os piolhos de cobra da sua casa; diminua a irrigação e frequência de água dos jardins ou faça uma dedetização que pode ajudar e muito a diminuir a entrada desses pequenos animais.

Além de ter bastante atenção com o acúmulo de lixo doméstico que é um dos fatores para fazer uma região ficar infestada.

Mas o grande mito em relação ao piolho de cobra é que ele não tem absolutamente nada a ver com a cobra.

Esse nome é dito assim apenas por costumes regionais e pelo inseto ser bastante articulado e se encolher quando se sente ameaçado. São esses os únicos pontos em comum.

Por Portal Nova Cruz Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário