12 de setembro de 2019

Não sabe quanto dinheiro tem no FGTS? Saiba como descobrir usando o CPF



Foto/Reprodução

Do UOL - O saque de até R$ 500 de cada conta do FGTS começa nesta sexta-feira (13). Quem ainda não sabe quanto dinheiro tem no fundo de garantia pode descobrir usando, por exemplo, o site da Caixa ou o aplicativo do FGTS. Para isso, é preciso informar seu número PIS, que pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato impresso do FGTS.

Se você não está com nenhum desses documentos à mão, ainda é possível descobrir seu número PIS usando seu CPF, por meio do site Meu INSS. A página do governo serve para solicitar a aposentadoria, agendar atendimento, simular o tempo que falta para se aposentar, entre outros serviços. Nela, entre os dados do trabalhador, aparece o número do PIS, mas é preciso fazer seu cadastro (se ainda não tiver feito). Veja abaixo como funciona.

Como descobrir seu número PIS usando o CPF

Para fazer o cadastro no site Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório.

Depois, o segurado deve fazer login com a senha provisória. Em seguida, aparecerá uma mensagem para que o cidadão crie sua própria senha.

O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Ao completar o cadastro, o número do PIS deve aparecer no quadro "Dados de Usuário", na tela inicial, junto com o nome e o CPF do trabalhador.

Onde conferir o saldo do FGTS

Tendo o número PIS, é possível conferir o saldo do FGTS nos seguintes canais:

Site da Caixa

No site da Caixa Econômica Federal, é possível consultar as informações do FGTS, após fazer um cadastro e criar uma senha. Para isso, é preciso saber seu número NIS/PIS.

Veja o passo a passo:

Informe o número do NIS/PIS e clique em "cadastrar senha"

Leia o regulamento e clique em "aceito"

Preencha seus dados pessoais

Crie uma senha de até oito dígitos Após esse processo, faça o login para poder acessar as informações da sua conta.

Aplicativo do FGTS

Com a mesma senha, é possível checar as informações no aplicativo do FGTS, disponível na App Store, Google Play ou Windows Store.

O cadastro da senha também pode ser feito direto pelo aplicativo:

Na tela inicial do app, clique em "Primeiro Acesso"

Leia o contrato e aperte "aceitar"

Informe o número do NIS e aperte "Continuar"

Preencha o formulário e aperte "Próximo"

Crie a senha e clique em cadastrar

Postado por Diario VIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário