13 de dezembro de 2019

Sem dinheiro para caixão, família vela corpo de idosa em tábua no Ceará



Tábua e véu foram doados por vizinhos (Foto: Jackson Perigoso / Revista Central)

Do G1 - O corpo de uma mulher idosa foi velado em cima de uma tábua na cidade de Quixadá, a 167 km de Fortaleza, devido a falta de condições financeiras da família para comprar um caixão. Maria do Carmo, de 79 anos, morreu vítima de câncer. “A gente não tinha nem como trazer o corpo do hospital. Pensei até em chamar um mototaxi”, conta a filha da vítima, Nilzete Fernandes da Silva.

Nilzete é casada com o servente de pedreiro Antônio Pereira de Souza, o único que trabalha na família. A idosa morava com o casal e duas netas em uma casa alugada, enquanto fazia o tratamento contra o câncer. “Ela passou cinco dias internada [no Hospital Eudásio Barroso] e deram alta para ela voltar para casa no domingo. Mas umas 5h [da tarde] ela passou mal e levamos ela para o hospital. Ela morreu às 6h”, conta.

A filha de Maria do Carmo conta que teve de retirar o corpo do hospital e colocou na rede onde a idosa dormia até que os vizinhos se mobilizaram e conseguiram uma tábua e um véu. A família disse ainda ter procurado ajuda da Prefeitura de Quixadá, mas não foram atendidos de imediato.

O corpo de Maria do Carmo foi posto em cima da madeira onde foi velado durante toda a madrugada. Na manhã seguinte, a família recebeu um caixão doado pelos secretários da Prefeitura de Quixadá. “Um amigo doou o túmulo, mas ainda não temos condições de pagar a funerária”, afirma Antônio Pereira.

Em contato com o G1, a funcionária do Gabinete da Prefeitura de Quixadá, Renna Calixto, informou que a Secretaria de Desenvolvimento Social do município fornece caixões a famílias carentes. No entanto, neste momento, a secretaria aguarda o a conclusão do processo de licitação para compra dos caixões e, por este motivo, está sem o produto. “As empresas concorrentes entraram com recursos e estamos aguardando”, explica Renna. O caixão comprado com o dinheiro de doações foi entregue à família por volta de 10h desta segunda-feira.

Por Diario VIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário