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Do Extra - Clientes do Nubank e do PicPay levaram um susto esta semana ao darem falta em suas contas bancárias de quantias referentes ao auxílio emergencial recebido. Como o EXTRA havia publicado, muitos brasileiros têm recorrido ao pagamento de boletos gerados em seus próprios nomes, para transferir o dinheiro da poupança digital da Caixa para contas com menos limitações e antecipar o saque. A estratégia não é irregular, segundo o Banco Central (BC).
Quantias depositadas nas contas digitais do Nubank por meio do pagamento de boleto pelo Caixa Tem, no entanto, pareciam ter desaparecido na terça-feira (dia 7). Segundo o Nubank, os montantes, na verdade, tinham sido devolvidos para a Caixa, seguindo uma listagem de pessoas que teriam recebido pagamentos “em duplicidade”.
A Caixa teria explicado que, devido a uma falha em seu sistema, depositou duas vezes a quantia devida para alguns boletos gerados. Durante o processo de realização dos estornos, entretanto, o Nubank teria percebido que várias das operações não eram em duplicidade e, por isso, interrompeu as devoluções. O banco digital afirmou ainda que os clientes afetados receberam os valores.
No caso do PicPay, as operações de transferência do benefício não foram concluídas na terça-feira e, como o dinheiro chegou a sair da conta da Caixa, a quantia ficou em um limbo. O erro teria sido causado por uma “instabilidade do sistema do Caixa Tem”.
O PicPay afirmou ao EXTRA que solucionar estes casos tem sido sua prioridade. A Caixa informou que não foram identificadas falhas nos sistemas internos.
Saiba o que fazer se você teve esse problema
Nubank
Em casos pontuais de persistência do problema, acesse: https://nubank.com.br/contato
Picpay
Tente realizar a operação novamente ou, caso o débito já tenha ocorrido, aguarde a Caixa realizar o estorno do valor. É possível contactar www.picpay.com
Quem procurar no caso de dificuldades para resolver problemas em geral envolvendo o benefício
Defensoria Pública: o atendimento não pode ocorrer de forma presencial neste momento. Por isso, a recomendação é que o cidadão busque informações sobre o contato da DPU em seu município em www.dpu.def.br/contatos.
A alternativa para as cidades que não contam com a DPU é a Justiça Federal, ou seja, o cidadão pode ajuizar uma ação direta e gratuitamente, que será analisada por um juiz.
O Ministério Público Federal (MPF) está recebendo denúncias relacionadas às dificuldades de cadastramento e recebimento do auxílio emergencial. As reclamações devem ser feitas por meio do formulário eletrônico da Sala de Atendimento ao Cidadão (no site encurtador.com.br/lxyFV).
O que diz a Caixa
Quem teve algum problema para sacar o benefício pode contestar diretamente em qualquer agência do banco. Caso seja comprovado um saque fraudulento por outra pessoa, por exemplo, o beneficiário será ressarcido. O banco alerta que os códigos SMS enviados para validação devem ser preenchidos exclusivamente nos aplicativos e nos sites oficiais, não devendo ser fornecidos para terceiros nem enviados por SMS ou WhatsApp.
É muito importante que os cidadãos utilizem exclusivamente os canais oficiais da Caixa ou do governo federal para buscar informações sobre o auxílio emergencial, pois têm segurança. Os únicos canais oficiais para atendimento aos beneficiários são o site auxilio.caixa.gov.br, o telefone 111 e o aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial
Por Diário Vip
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