28 de julho de 2020

Santuário Nacional retoma missas com a presença de devotos


Primeira celebração no Santuário Nacional aconteceu nesta terça-feira (28), às 6h45


O Santuário Nacional de Aparecida retoma gradualmente as atividades litúrgicas com público nesta terça-feira (28), após mais de quatro meses sem contar com a presença de fiéis nas celebrações, em virtude das orientações das autoridades em relação à pandemia de Covid-19.

A primeira atividade realizada foi a missa das 6h45, com número máximo de 1000 pessoas por celebração.

Desde o início da pandemia, o Santuário investiu em melhorias na sua estrutura de acolhimento, instalando pontos de distribuição de álcool em gel, reforçando protocolos de limpeza e sanitização de áreas comuns, entre outras providências. Leia abaixo.

A Prefeitura de Aparecida informou que, por estar de acordo com o Plano São Paulo de Flexibilização, por ter implantado os protocolos sanitários específicos para reabertura gradual da economia, e de acordo com a decisão judicial Processo nº 1001283-59.2020.8.26.0028, proferida pela 2ª Vara Civil da Comarca de Aparecida, ficam mantidos os prazos fixados no Decreto 4.738/2020, podendo ser revisto a qualquer momento, observando os índices epidemiológicos e cumprindo as decisões do Governo Estadual.

O documento ainda cita que a medida pode ser revista se houver oscilação dos índices epidemiológicos referentes aos casos de coronavírus em Aparecida ou se houverem novas decisões do Governo do Estado de São Paulo.
Santuário

O Santuário Nacional de Aparecida será reaberto com capacidade de 30% do público total nesta terça-feira. O templo religioso tem seguido os protocolos de higienização e segurança, indicados como ideais pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Rede hoteleira

Apenas 12 hotéis de Aparecida entregaram a documentação exigida pela Prefeitura para serem reabertos e receber turistas e hóspedes. Os proprietários de hotéis ou pousadas que não levaram documentos ao Paço Municipal, devem fazer isso. Caso contrário, estarão proibidos de voltar a atender o público.

Os proprietários de hotéis que já levaram a documentação, precisarão retirar junto a secretaria de Fiscalização Tributária um certificado emitido pela Prefeitura. Para o funcionamento, deve ser respeitada a capacidade limitada de 30% de hóspedes. Enquanto não houver a emissão do certificado, os hotéis devem permanecer fechados. Se for obtido o certificado, hotéis e pousadas poderão ser reabertos.
Ambulantes

A reabertura feira livre e das galerias de lojas deve sofrer uma adequação. O Executivo vai analisar como será a reabertura do Santuário e da rede hoteleira, em um primeiro momento, para depois definir uma data para retomada do comércio ambulante local.
Turismo

Ônibus e vans de turistas continuam impedidos de entrar em Aparecida. A Prefeitura dará continuidade às barreiras epidemiológicas e apenas carros de passeio estão permitidos a entrar na cidade.

Com informações de A12.com e Vale mais Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário